Edições especiais da Sexta na Concha e do Sábado no Parque marcam aniversário da instituição com shows, oficinas e atividades científicas abertas ao público
Música, ciência e cultura vão movimentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nesta sexta-feira (4) e sábado (5), em celebração aos 46 anos da instituição. Gratuitas e abertas à comunidade, as atividades fazem parte da campanha “Eu Respeito”, promovida mensalmente pela universidade, e buscam aproximar a população da vida universitária por meio da arte e da popularização científica.
Na sexta-feira, a partir das 17h, será realizada a segunda edição do evento Sexta na Concha, na Concha Acústica da UFMS. O palco receberá apresentações de estudantes e artistas com carreira consolidada no estado, como o multiartista Ossuna Braza, o cantor Heider Oliveira, a egressa Luciana Fisher e o grupo instrumental Jota Trio.
“A Concha é um espaço de socialização, um lugar que carrega muitas memórias afetivas. Nossa expectativa é receber um público caloroso, que curta música brasileira e goste de interação. Organizamos tudo com muito cuidado para oferecer uma experiência gostosa e vivenciar a universidade de forma ampla”, afirma Rozana Valentim, diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.
Entre os destaques, Ossuna Braza fará uma apresentação solo de harpa e voz com canções autorais e interpretações de músicas brasileiras e regionais, incluindo composições de Milton Nascimento, Helena Meirelles e Almir Sater. “É nostálgico tocar na Concha. É a primeira vez que toco harpa e canto aqui. É um privilégio contribuir para esse momento especial da universidade”, diz o artista, egresso do curso de Artes Visuais da instituição.
Heider Oliveira, conhecido por seu repertório voltado ao grunge, levará ao palco versões acústicas de clássicos dos anos 1990. “A ideia é trazer esse sentimento cru e visceral das bandas como Nirvana e Pearl Jam, com o toque do violão brasileiro”, explica o músico. Já Luciana Fisher apresentará standards de jazz e canções autorais em parceria com o Jota Trio. “É uma honra cantar na universidade onde iniciei minha trajetória musical”, diz.
O evento contará ainda com uma feira de artistas visuais e distribuição de cupcakes produzidos pela Unidade de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, em homenagem ao aniversário da universidade.
No sábado, a programação continua com o Sábado no Parque da Ciência, a partir das 8h, no Bosque das Araras. A atividade, promovida mensalmente, oferece atrações interativas voltadas à ciência, educação e lazer. Entre as experiências, o público poderá visitar estruturas como os Espelhos Curvos, a Alavanca de Arquimedes e o Tubo de Atraso de Som, além de participar de oficinas de artes, yoga, impressão 3D, experimentos de química com jujubas, ponte de Leonardo da Vinci e atividades esportivas.
A edição deste mês também integra as ações do Vem Pra UFMS COP-15, iniciativa da universidade que busca engajar a comunidade acadêmica e externa nos temas ligados à Conferência das Partes da Convenção da Biodiversidade da ONU (COP-15), prevista para ocorrer ainda este ano.
As ações reforçam o papel da universidade pública como espaço de convivência, conhecimento e cidadania. “Mais do que celebrar um aniversário, queremos mostrar que a UFMS é da comunidade. É um momento de encontro entre arte, ciência e sociedade”, resume Rozana.
Foto: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS