COMPARTILHE

Edições especiais da Sexta na Concha e do Sábado no Parque marcam aniversário da instituição com shows, oficinas e atividades científicas abertas ao público

Música, ciência e cultura vão movimentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nesta sexta-feira (4) e sábado (5), em celebração aos 46 anos da instituição. Gratuitas e abertas à comunidade, as atividades fazem parte da campanha “Eu Respeito”, promovida mensalmente pela universidade, e buscam aproximar a população da vida universitária por meio da arte e da popularização científica.

Na sexta-feira, a partir das 17h, será realizada a segunda edição do evento Sexta na Concha, na Concha Acústica da UFMS. O palco receberá apresentações de estudantes e artistas com carreira consolidada no estado, como o multiartista Ossuna Braza, o cantor Heider Oliveira, a egressa Luciana Fisher e o grupo instrumental Jota Trio.

“A Concha é um espaço de socialização, um lugar que carrega muitas memórias afetivas. Nossa expectativa é receber um público caloroso, que curta música brasileira e goste de interação. Organizamos tudo com muito cuidado para oferecer uma experiência gostosa e vivenciar a universidade de forma ampla”, afirma Rozana Valentim, diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

Entre os destaques, Ossuna Braza fará uma apresentação solo de harpa e voz com canções autorais e interpretações de músicas brasileiras e regionais, incluindo composições de Milton Nascimento, Helena Meirelles e Almir Sater. “É nostálgico tocar na Concha. É a primeira vez que toco harpa e canto aqui. É um privilégio contribuir para esse momento especial da universidade”, diz o artista, egresso do curso de Artes Visuais da instituição.

Heider Oliveira, conhecido por seu repertório voltado ao grunge, levará ao palco versões acústicas de clássicos dos anos 1990. “A ideia é trazer esse sentimento cru e visceral das bandas como Nirvana e Pearl Jam, com o toque do violão brasileiro”, explica o músico. Já Luciana Fisher apresentará standards de jazz e canções autorais em parceria com o Jota Trio. “É uma honra cantar na universidade onde iniciei minha trajetória musical”, diz.

O evento contará ainda com uma feira de artistas visuais e distribuição de cupcakes produzidos pela Unidade de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, em homenagem ao aniversário da universidade.

No sábado, a programação continua com o Sábado no Parque da Ciência, a partir das 8h, no Bosque das Araras. A atividade, promovida mensalmente, oferece atrações interativas voltadas à ciência, educação e lazer. Entre as experiências, o público poderá visitar estruturas como os Espelhos Curvos, a Alavanca de Arquimedes e o Tubo de Atraso de Som, além de participar de oficinas de artes, yoga, impressão 3D, experimentos de química com jujubas, ponte de Leonardo da Vinci e atividades esportivas.

A edição deste mês também integra as ações do Vem Pra UFMS COP-15, iniciativa da universidade que busca engajar a comunidade acadêmica e externa nos temas ligados à Conferência das Partes da Convenção da Biodiversidade da ONU (COP-15), prevista para ocorrer ainda este ano.

As ações reforçam o papel da universidade pública como espaço de convivência, conhecimento e cidadania. “Mais do que celebrar um aniversário, queremos mostrar que a UFMS é da comunidade. É um momento de encontro entre arte, ciência e sociedade”, resume Rozana.

Foto: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.