A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), em parceria com o Governo do Estado, anunciou nesta quinta-feira (31) uma missão internacional para a Ásia com foco em atrair investimentos e ampliar mercados. A comitiva sul-mato-grossense visitará Índia, Japão e Singapura entre os dias 4 e 16 de agosto.
A iniciativa, considerada estratégica, reúne representantes do setor produtivo e do poder público em uma agenda internacional conjunta. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância da ação para ampliar o diálogo com potenciais parceiros comerciais.
“Temos que construir pontes comerciais. Entendo que nas reuniões que vamos ter com vários setores, mostraremos o que e de que forma estamos produzindo, além de buscar interessados a partir do que temos para ofertar nesse momento. Então, isso é de extrema importância”, afirmou.
A programação da missão também ocorre em um cenário de recente instabilidade comercial, como a taxação imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros — tema que, segundo Longen, reforça a relevância da viagem.
“Os Estados Unidos anunciaram a flexibilização da taxação de alguns setores estratégicos para os americanos e essa era uma preocupação minha enquanto líder de classista, da política sobrepor-se à agenda econômica. O que muitos empresários queriam é que entendessem que os países criam suas regras e que o tema político saísse da mesa”, pontuou.
Escolha dos destinos
De acordo com o governador Eduardo Riedel, a seleção dos três países reflete os interesses estratégicos de Mato Grosso do Sul.
“São muitos os assuntos estratégicos para o Estado. Os programas de parceria estão nesta agenda, em diversas situações, e tenho convicção de que voltamos de lá mais amadurecidos em relação ao posicionamento estratégico do Estado, com novas oportunidades e possibilidades. Certamente retornaremos com uma série de informações que serão trabalhadas ao longo do tempo para gerar oportunidade para nossa gente”, afirmou.
O diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rocha, também ressaltou o momento de transformação econômica vivido pelo Estado. “É notável que Mato Grosso do Sul tem passado por um grande momento de transformação econômica. Nosso Estado está buscando o reposicionamento global, vários investimentos estão ocorrendo aqui e está na hora de mostrarmos isso para o mundo todo”, disse.
A missão também contará com a participação de representantes do Sebrae. Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual da entidade, Maurício Saito, o intercâmbio internacional pode beneficiar não apenas os grandes projetos, mas também os pequenos negócios.
“Há chance de fomentar várias regiões do Estado através das micro e pequenas empresas que vão atender os grandes complexos industriais”, avaliou.
Com informações e foto da FIEMS