COMPARTILHE

A Usina Cedro, inaugurada nesta sexta-feira (12) em Paranaíba, marca a entrada do Grupo Pedra Agroindustrial em Mato Grosso do Sul e reforça o papel do Estado como potência verde na transição energética brasileira. Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel destacou o impacto regional e ambiental do empreendimento.

Segundo o governador, a nova unidade representa desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade, ampliando a capacidade produtiva do Estado e fortalecendo a bioenergia como vetor estratégico global para o futuro do Brasil. “Estamos trabalhando com uma mudança conceitual, com usinas de capturar carbono, de gerar desenvolvimento, e de sustentabilidade”, afirmou.

Diversas autoridades estiveram presentes na inauguração da nova usina em MS

As projeções do setor indicam que Mato Grosso do Sul deve produzir 4,7 bilhões de litros de etanol (alta de 11%) e 2,6 milhões de toneladas de açúcar (aumento de 30%), consolidando-se como um dos principais polos de bioenergia do país.

O superintendente do grupo, Luiz Roberto Kayzel Cruz, ressaltou que o Estado tem enorme potencial e que a usina nasce “com o propósito de produzir energia limpa, gerar desenvolvimento local e contribuir de forma concreta para um futuro mais sustentável”.

Com capacidade para processar 614.229 toneladas de cana-de-açúcar, a unidade iniciou a operação em agosto e deve produzir 53.284 m³ de etanol hidratado e cogeração de 38.602 MWh já na safra 2025/26. A estrutura reúne tecnologias agrícolas modernas, planta industrial avançada e investimentos em capacitação profissional.

A trajetória da Usina Cedro começou em 2022, mobilizando mais de 1.200 trabalhadores na fase de construção. Hoje, a unidade mantém cerca de 700 empregos diretos, consolidando-se como motor de oportunidades para Paranaíba e para o Estado.

De acordo com o executivo da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Única), Evandro Gussi, o setor contribui com o aumento da renda e da riqueza nos municípios onde se instala.

Fundado em 1931, o Grupo Pedra Agroindustrial soma agora quatro unidades produtoras — três em São Paulo e a recém-inaugurada em Mato Grosso do Sul — consolidando-se como referência nacional na produção de energia renovável.

Participaram da cerimônia os secretários estaduais Eduardo Rocha (Casa Civil) e Jaime Verruck (Semadesc), a senadora Tereza Cristina, os deputados federais Beto Pereira e Dagoberto Nogueira, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o deputado estadual Pedro Carabina, além de autoridades municipais da região e representantes do setor sucroenergético.

Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.