COMPARTILHE


Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil registrou redução no nível de pobreza. Segundo dados do Banco Mundial, pouco mais de 20% da população brasileira viveu com menos de US$ 6,85 por dia em 2024. Trata-se do segundo melhor resultado da série histórica iniciada em 1981, atrás apenas de 2020, quando a taxa caiu para 18,7% em razão do impacto do Auxílio Emergencial durante a pandemia.

Apesar do avanço, o Banco Mundial alerta que a inflação, sobretudo dos alimentos — que subiram 7,7% no ano passado —, impediu uma queda mais significativa no número de pessoas em situação de pobreza. O reajuste real de 2% no salário mínimo compensou parcialmente a perda de poder de compra, mas não foi suficiente para impulsionar uma redução mais expressiva.

Mesmo com a melhora recente, o Brasil ainda exibe índices de pobreza superiores aos da maioria dos países sul-americanos. Veja a comparação:

  • Paraguai: 16,2%
  • Bolívia: 14,1%
  • Argentina: 13,3%
  • Uruguai: 6,7%
  • Chile: 4,6%

A desigualdade de renda também segue em patamar elevado. O índice de Gini, que mede a concentração de renda, recuou de 52,9 em 2021 para 51,6 em 2023, mas permanece distante do patamar considerado de “desigualdade moderada” (abaixo de 40).

Para 2025, a expectativa é de desaceleração no ritmo de queda da pobreza. A projeção do Banco Mundial é de redução de apenas 0,2 ponto percentual, diante da previsão de menor investimento em programas sociais e de um mercado de trabalho ainda marcado por desigualdades.

Com informações do TheNews
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.