COMPARTILHE

Mato Grosso do Sul mantém participação de 7,4% na produção nacional e segue entre os principais estados produtores de grãos

A produção brasileira de grãos deve atingir 341,9 milhões de toneladas em 2025, o maior volume da história. A estimativa é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira (14) pelo IBGE, que mostra um crescimento de 16,8% em relação à safra de 2024, um acréscimo de 49,2 milhões de toneladas.

O bom desempenho é atribuído ao clima favorável e ao maior investimento nas lavouras, o que impulsionou os resultados em praticamente todo o país. “Com auxílio do clima benéfico durante a safra de verão e a segunda safra, chegou-se ao recorde na safra de grãos. Outro motivo é que os produtores também ampliaram as áreas de plantio e investiram mais nas lavouras porque os preços de alguns produtos na época do plantio estavam atrativos e com boa rentabilidade”, explicou o gerente do levantamento, Carlos Barradas.

Em relação a agosto, a produção estimada subiu 0,2%, o que representa 660,9 mil toneladas a mais. A próxima divulgação do LSPA está prevista para 13 de novembro, quando o IBGE apresentará o primeiro prognóstico da safra de 2026.

Além da produção recorde, o país deve colher uma área 3% maior que em 2024, totalizando 81,4 milhões de hectares. O aumento equivale a 2,4 milhões de hectares adicionais. Na comparação com agosto, houve expansão de 0,1%, com 102,7 mil hectares a mais em relação ao mês anterior.

A soja continua sendo o principal produto da safra nacional, com 165,9 milhões de toneladas previstas. Em seguida vem o milho, que deve atingir 138,4 milhões de toneladas, somando as duas safras (26,1 milhões na 1ª e 112,3 milhões na 2ª).Outros produtos também devem apresentar bons resultados: arroz (12,4 milhões de toneladas), trigo (7,8 milhões), algodão herbáceo em caroço (9,8 milhões) e sorgo (5,0 milhões). Apenas o feijão deve registrar uma leve queda de 0,5%.

Na comparação com 2024, o destaque fica para o aumento de 20,7% na produção de milho, 17,2% no arroz e 14,4% na soja.

O Centro-Oeste segue na liderança nacional e deve registrar alta de 21,6% na produção de grãos em 2025. As demais regiões também terão crescimento: Sul (9,5%), Sudeste (16,8%), Nordeste (8,3%) e Norte (22,5%). De acordo com o IBGE, Mato Grosso é o maior produtor do país, com 32,4% da produção total, seguido por Paraná (13,5%), Goiás (11,3%), Rio Grande do Sul (9,4%), Mato Grosso do Sul (7,4%) e Minas Gerais (5,5%). Juntos, esses seis estados concentram 79,5% da safra nacional.

Com 7,4% da produção brasileira, Mato Grosso do Sul se mantém entre os principais produtores de grãos do país. O desempenho do estado reflete as boas condições climáticas e o avanço da soja e do milho, culturas que lideram a produção sul-mato-grossense e têm sido responsáveis por impulsionar a economia regional.

Foto de capa: Freepik

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.