COMPARTILHE

Menos da metade das escolas públicas brasileiras está ligada à rede de esgoto. O dado faz parte do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, divulgado nesta quinta-feira (25) pela organização Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Santillana e a Editora Moderna.

Segundo o levantamento, apenas 48,2% das escolas contam com rede pública de esgoto e mais de 20% ainda não têm coleta de lixo. Embora 95% das unidades disponham de infraestrutura considerada básica, a oferta é desigual entre as regiões.

No Norte, só 9,3% das escolas têm esgoto e 54% não contam com coleta de lixo. No Nordeste, o índice de ligação à rede de esgoto é de 30,8%. Já no Sudeste, o número sobe para 84,7%, no Sul para 56,9% e no Centro-Oeste para 47,8%.

Para a gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Manoela Miranda, a precariedade impacta diretamente a aprendizagem. “Três em cada dez escolas públicas no Acre e em Roraima não têm água potável, é uma situação difícil não ter nem água potável para os estudantes e gestores. Falta energia elétrica em um terço das escolas públicas no Acre e no Amazonas. E a falta de banheiro atinge um quarto das escolas públicas em Roraima”, afirmou.

Segundo ela, garantir o mínimo de infraestrutura é essencial para manter os alunos em sala de aula. “É preciso garantir condições mínimas para que a aula possa acontecer e os estudantes possam ficar na escola”, disse.

Manoela destacou ainda os desafios específicos da Região Norte. “Na Região Norte, esses fatores operacionais são mais complexos e é importante que as políticas públicas levem em consideração o chamado fator amazônico, ou seja, os custos logísticos e operacionais adicionais que a região impõe.”

Desigualdades no acesso a equipamentos

O anuário também aponta diferenças no acesso a equipamentos pedagógicos. Apenas 27% das escolas públicas de anos iniciais do ensino fundamental têm laboratório de informática. O percentual sobe para 46,8% nos anos finais e 73% no ensino médio. Os laboratórios de ciências estão presentes em 20,3% das escolas dos anos finais e em 46,9% das de ensino médio.

“Eu destacaria também a mesma desigualdade [no recorte] regional. Se considerar as escolas de ensino médio que têm laboratórios de ciências na Região Norte, esse percentual cai para 40%. Tem estados como Roraima, com 22%, e Acre, com 21%”, disse a especialista.

Na educação infantil, apenas 41% das escolas possuem parque, 35,3% têm área verde e 69,6% contam com material pedagógico infantil. No Norte, a presença desses recursos é ainda mais reduzida: 11,5% contam com parque, 33% com área verde e 36,5% com material pedagógico. No Sul, os índices chegam a 87,4%, 60,6% e 95,5%, respectivamente.

Internet e aprendizagem

Quase todas as escolas públicas (95,4%) têm acesso à internet, mas só 44,5% estão conectadas com parâmetros adequados para uso pedagógico. O anuário conclui que a ausência de infraestrutura, tanto básica quanto voltada ao ensino, limita o aprendizado.

Segundo Manoela, os dados de desempenho mostram o tamanho do desafio. “O país ainda tem um longo caminho a percorrer, especialmente quando se olha para o resultado de aprendizagem adequada em matemática e língua portuguesa no ensino médio”, disse.

Apenas 4,5% dos estudantes da 3ª série do ensino médio alcançaram aprendizagem adequada em matemática e português. No 9º ano do ensino fundamental, o índice é de 13,3%, e no 5º ano, de 37,2%.

Manoela avalia que os números devem orientar o debate sobre metas educacionais. “Quero destacar os avanços especialmente em acesso à educação, conclusão, menor distorção idade-série, por outro lado, quero destacar a importância desses dados e de se olhar para as desigualdades regionais, socioeconômicas e raciais que existem no país para avançarmos uma educação de qualidade com equidade”.

Ela ressalta ainda a relevância do anuário para embasar políticas públicas. “Atualmente, no Congresso [Nacional], tramita o Plano Nacional de Educação, que vai colocar metas e estratégias para o próximo decênio da educação brasileira. É muito importante olharmos para esses dados e os desafios que ainda existem para termos boas metas, ambiciosas mas realistas para a educação que queremos daqui a dez anos”.

Com informações e imagem da Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.