COMPARTILHE

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) divulgou, na noite de sexta-feira (28), a lista final dos 6.640 aprovados para vagas imediatas e dos convocados para cursos de formação, além das 13.280 pessoas que comporão o cadastro de reserva.

As 2.305 pessoas que disputam cargos que exigem curso de formação iniciarão essa etapa entre março e abril, conforme o cronograma de cada órgão. Já os 4.335 aprovados para cargos sem essa exigência devem ser convocados entre o fim de abril e o início de maio.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Cesgranrio divulgaram os resultados, que estão organizados em 194 listas, contemplando classificações finais das vagas imediatas, listas de espera dos blocos 1 a 8 e convocações para cursos de formação. 

Os resultados individuais estão disponíveis na Área do Candidato, assim como as listas finais, que também podem ser acessadas no site do MGI. A homologação dos cargos que não exigem curso de formação será publicada no Diário Oficial da União na próxima sexta-feira (7).

“A divulgação das listas finais e das convocações para cursos de formação representa mais uma etapa dessa política pública inovadora e transformadora. Em breve, os novos servidores começarão a ser chamados, fortalecendo o serviço público e garantindo melhores entregas para a população”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O CPNU teve participação recorde de 970 mil candidatos, com provas aplicadas em 228 cidades e 3.647 locais, garantindo maior acessibilidade aos participantes. O perfil dos aprovados reflete a diversidade nacional, com presença de pessoas de todos os estados e um terço das vagas preenchidas por candidatos pretos, pardos, com deficiência ou indígenas.

Convocação e próximos passos

Com a divulgação das listas finais, tem início a última etapa do CPNU. Para os convocados aos cursos de formação, a matrícula é obrigatória. Já para os aprovados em cargos sem essa exigência, a homologação ocorrerá no próximo dia 7, e a efetiva nomeação dependerá da sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para março. Após a sanção, os órgãos solicitarão o provimento dos cargos ao MGI, que fará a autorização para convocação, estimada para ocorrer entre abril e maio.

Cursos de formação

Os candidatos convocados para os cursos de formação devem realizar a matrícula dentro do prazo estipulado. A aprovação nessa etapa é obrigatória para a nomeação. As matrículas devem ser feitas conforme a instituição organizadora:

  • Escola Nacional de Administração Pública (Enap) (EPPGG, ATI, ATPS, AIE, ACE): matrícula on-line de 10 a 18 de março.
  • Cebraspe:
    • Antaq: 2 a 20 de março.
    • ANS: 13 a 17 de março.
    • ATF/MTE e Aneel: editais com datas previstas para 11 e 12 de março, respectivamente.

Candidatos que não realizarem a matrícula no prazo serão eliminados do certame.

Cadastro de reserva

O cadastro de reserva do CPNU conta com o dobro do número de vagas imediatas em cada bloco, conforme o edital. Um mesmo candidato pode estar presente em diferentes listas de espera, dependendo da ordem de preferência informada na inscrição e da pontuação obtida.

Se um candidato assumir um cargo que era sua terceira opção, ele pode continuar no cadastro de reserva para as duas primeiras, podendo ser convocado posteriormente caso atenda aos critérios exigidos.

Com as divulgações finais, o CPNU entra na fase decisiva, e os candidatos devem acompanhar os prazos para garantir sua nomeação.

Informações da Agência Gov
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.