Livro lançado nesta sexta-feira na ALEMS reúne 17 autores que discutem o papel da educação como força de mudança social
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu, nesta sexta-feira (17), o lançamento do livro “Educar ou Transformar: por que não os dois?”, publicado pela Editora Life. A obra reúne 17 coautores de diferentes áreas e propõe uma reflexão sobre o papel coletivo da educação na transformação social. A iniciativa teve a coordenação da professora universitária Fernanda Bentasol, que destacou a importância do projeto como espaço de construção conjunta.
A coordenadora afirma que o livro nasceu de um movimento de colaboração entre profissionais com trajetórias distintas, mas com a mesma crença na educação como força de mudança. “É uma obra com diferentes profissionais, em diferentes trajetórias, experiências, que acreditam no poder da educação transformadora como motor de mudança individual, expansão de mentalidade e pensando justamente nas futuras gerações”, explicou Fernanda.

A educadora Miriam Abreu, uma das autoras, dedica seu capítulo aos desafios enfrentados por escolas, professores e famílias, e para explicar esse fenômeno faz uso da metáfora do arco e da flecha. Para ela, o debate sobre a educação é urgente diante dos gargalos que afetam o sistema de ensino. “É a questão da aprendizagem, de investimento, de gestão. A dificuldade dessa relação família-escola, a questão das dificuldades dos professores de gerir a sala de aula por questões de indisciplinas, lidar com laudos e poucos recursos para gerir todas essas questões”, pontuou a autora.
No capítulo, Miriam também destacou como esses desafios afetam diretamente os docentes e a importância de um apoio coletivo para lidar com a sobrecarga. “Percebe-se que a família está meio perdida nesse processo e tudo está recaindo sobre a escola, recaindo sobre o professor. Hoje a gente tem um adoecimento muito grande dos professores na sociedade”, afirmou.
Ela destacou ainda que o olhar coletivo está presente em toda a obra como um consenso entre os participantes do projeto. E também relembrou que a diversidade de temas e perfis reunidos amplia o alcance das discussões. “É um convite para quem deseja aprender e evoluir”, completou Fernanda Bentasol. A idealizadora do livro enfatizou que a coletividade é fundamental para construir conhecimento, compartilhar experiências e deixar um legado para as futuras gerações.
Entre os presentes no evento, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB) destacou a importância de iniciativas que aproximem a sociedade da discussão sobre o futuro da educação. “ A minha visão sempre foi para educar e fazer o melhor para a nossa juventude e também para os adultos.Então eu acho que é muito importante esse slogan”, concluiu Nelson.
O livro “Educar ou Transformar: por que não os dois?” está disponível para compra com os autores e no site da Editora Life: lifeeditora.com.br.
Fotos: Wagner Guimarães