COMPARTILHE

Mais de 700 mil pessoas fazem neste domingo (3) o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2025. Ao todo, 744.164 candidatos estão inscritos, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Desses, 114.343 buscam certificação para o ensino fundamental e 629.821 para o ensino médio. A avaliação será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal, nos períodos da manhã e da tarde.

Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45 no turno matutino. As provas começam às 9h e terminam às 13h. À tarde, a abertura será às 14h30, com fechamento às 15h15. A aplicação vai das 15h30 às 20h30. Participantes com direito a tempo adicional terão mais 60 minutos.

Para fazer o exame, é obrigatória a apresentação de documento oficial original com foto, como RG, passaporte, CNH ou carteira de trabalho emitida a partir de 1997. Documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital, também são aceitos, desde que acessados em aplicativos oficiais.

O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente. Antes de entrar na sala, é preciso guardar celular e outros objetos não permitidos em envelope porta-objetos fornecido pela organização.

O Encceja avalia competências e conhecimentos adquiridos dentro ou fora da escola. É voltado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. Os resultados são utilizados por secretarias de Educação e institutos federais para conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Criado em 2002, o exame é gratuito e voluntário. O Inep afirma que ele também serve como referência nacional para avaliação da educação de jovens e adultos, além de orientar políticas públicas na área.

Com informações e imagem do Ministério da Educação

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.