Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível desde quinta-feira (23) na Página do Participante. O documento, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informa o local de prova, número de inscrição, datas e horários do exame, além de indicar atendimentos especializados e uso de nome social, quando solicitados.
As provas serão aplicadas no dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. O Enem, principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, é utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito em universidades portuguesas conveniadas com o Inep.
Provas em duas etapas
No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia, o exame abrangerá ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Cada área do conhecimento terá 45 questões objetivas.
Em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) durante o período regular do exame, o Inep adiou a aplicação das provas para 30 de novembro e 7 de dezembro nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.
Os cartões de confirmação dos participantes dessas cidades serão divulgados posteriormente na Página do Participante.
Ferramentas de preparação e apoio
Na reta final antes da prova, o Ministério da Educação (MEC) lançou o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, que oferece simulados por área do conhecimento, correção automatizada de redações, vídeos e apostilas de reforço, além de um assistente virtual.
Além disso, o MEC firmou uma parceria com o YouTube para disponibilizar uma série de videoaulas sobre redação, publicadas no canal do MEC e no YouTube Edu. Os vídeos abordam desde interpretação de textos até estratégias de construção da redação, com foco nas competências exigidas pelo exame.
Também está disponível a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante”, que explica os critérios de correção e traz exemplos comentados de textos nota mil no Enem 2024. O material pode ser consultado no site do Inep.
Com informações e imagem do Governo Federal























