O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até 2 de maio. A mudança, anunciada na última sexta-feira (25) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), também se aplica ao envio de justificativas de ausência para candidatos que faltaram ao exame em 2024.
O pedido deve ser feito pela Página do Participante, com login na plataforma Gov.br. Mesmo com a isenção concedida, será necessário realizar a inscrição para o Enem, em período a ser divulgado.
Têm direito à gratuidade estudantes que estejam no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, participantes do programa Pé-de-Meia, pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, além de inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.
Quem não compareceu aos dois dias de prova em 2024 precisa apresentar justificativa de ausência para garantir isenção em 2025.
Veja o novo cronograma:
- Solicitação de isenção e justificativa de ausência: até 2 de maio
- Resultado das solicitações: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
Foto: Agência Brasil