Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 devem ficar atentos. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta-feira, (25) às 23h59 (horário de Brasília). A solicitação deve ser feita exclusivamente por meio da página do participante, acessada pelo portal único de serviços digitais do Governo Federal, o Gov.br.
A isenção está disponível para estudantes que atendem a uma série de critérios socioeconômicos, incluindo a comprovação de renda e a conclusão do ensino médio em escolas públicas. Para garantir a isenção, os candidatos devem preencher um formulário online e enviar a documentação exigida, como a cédula de identidade e o CPF dos membros do núcleo familiar, além de comprovantes de renda.
Os documentos exigidos incluem, entre outros, a declaração de que o candidato cursou todo o ensino médio em escola pública ou, no caso de bolsistas em escolas privadas, uma declaração da unidade de ensino que comprove o benefício integral. Para aqueles que estão cursando a última série do ensino médio em 2025, a declaração escolar também será solicitada.
Além disso, para comprovação de renda, o candidato pode apresentar contracheques, recibos de pagamento ou extratos bancários. Também são aceitos documentos que atestem benefícios de programas sociais, como o Bolsa Família, ou declarações de auxílio financeiro de terceiros.
Para os participantes do Enem 2024 que faltaram a um dos dois dias de prova, é necessário justificar a ausência para poder solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo para enviar a documentação exigida para a justificativa também se encerra nesta sexta-feira. As justificativas aceitas incluem emergências médicas, falecimento na família e problemas como assaltos, acidentes de trânsito, entre outras situações previstas no edital.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio na página do participante. Caso o pedido seja negado, os candidatos poderão recorrer entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos será publicado no dia 22 de maio.
É fundamental destacar que a aprovação do pedido de isenção da taxa de inscrição não garante automaticamente a participação no Enem 2025. Mesmo com a isenção, os candidatos precisarão se inscrever posteriormente, em período a ser definido em edital futuro do Ministério da Educação (MEC).
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil