O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (15) o edital do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 23 e 30 de outubro, exclusivamente pelo Portal Acesso Único. O resultado da chamada única será divulgado em 4 de novembro.
De acordo com o Edital nº 21/2025, divulgado no Diário Oficial da União, podem participar candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e condições de frequência no curso ainda neste semestre.
Os candidatos devem se certificar de que possuam condições mínimas de frequentar o curso já no segundo semestre de 2025, uma vez que não haverá postergação para semestres posteriores e o financiamento é válido exclusivamente para o referido período.
Critérios de classificação
A classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, com prioridade para:
- Candidatos sem ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies;
- Candidatos sem ensino superior que já quitaram financiamentos anteriores;
- Candidatos com ensino superior que nunca receberam o benefício;
- Candidatos com ensino superior que já quitaram financiamentos anteriores.
As vagas serão distribuídas entre a ampla concorrência e ações afirmativas, destinadas a candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Prazos e etapas
Os candidatos pré-selecionados deverão validar as informações declaradas entre os dias 5 e 6 de novembro junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior. Em seguida, deverão confirmar os dados no banco parceiro, em até dez dias úteis após a validação inicial.
Quem não for selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera, que ficará aberta de 13 a 28 de novembro.
Com informações do Governo Federal