Participantes poderão consultar as respostas na página do Inep
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderão conferir o gabarito oficial das provas objetivas na próxima quinta-feira (13). A divulgação será feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na página do exame, na seção “Provas e Gabaritos”.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa realizada em Brasília, no domingo (9), após o encerramento do primeiro dia de provas. Com isso, o órgão antecipará a previsão do edital, que previa a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de aplicação, ou seja, até o fim de novembro.
Cerca de 3,5 milhões de pessoas participaram da primeira etapa do exame, resolvendo 90 questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além da redação, que neste ano abordou o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A aplicação ocorreu em mais de 164 mil salas distribuídas em 1,8 mil municípios de todo o país.
Segunda etapa no próximo domingo
O Enem segue no próximo domingo (16), quando os candidatos responderão às provas de matemática e ciências da natureza, com questões de biologia, química e física. O tempo total de prova será de cinco horas.
O resultado final das provas deve ser liberado em janeiro de 2026, em data ainda a ser confirmada pelo Inep. Já as notas dos chamados “treineiros”, estudantes que fizeram o exame apenas para autoavaliação, serão disponibilizadas cerca de dois meses depois da divulgação oficial. O Inep também prevê abrir, no mesmo período, a vista pedagógica da redação, que permitirá que cada participante consulte o desempenho obtido em cada uma das competências avaliadas.
Os candidatos que tiveram problemas logísticos durante a aplicação ou não puderam comparecer por motivo de doença infectocontagiosa poderão pedir reaplicação. O prazo para solicitar o novo exame começa em 17 de novembro e vai até as 12h do dia 21, pelo site do Inep, acessando a Página do Participante com login na plataforma Gov.br. Os pedidos serão avaliados individualmente. A reaplicação das provas está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro, nas mesmas condições do exame regular.
Certificação do ensino médio
Nesta edição, o Enem voltou a valer como forma de certificação do ensino médio. Mais de 98 mil pessoas maiores de 18 anos se inscreveram com esse objetivo. Para obter o diploma, é necessário atingir pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Foto de capa: Paulo Pinto/Agência Brasil



















