Jovens e adultos que desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) têm até esta sexta-feira (2) para se inscrever. A inscrição deve ser feita pela internet, por meio do sistema do Encceja, com o número do CPF e a data de nascimento.
A participação é gratuita e voluntária. O exame é voltado a pessoas que não concluíram seus estudos na idade considerada adequada. Para concorrer à certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos até o dia da prova. Já para o ensino médio, é necessário ter ao menos 18 anos.
As provas do Encceja 2025 serão aplicadas no dia 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. A avaliação será dividida em dois turnos: pela manhã, os candidatos terão quatro horas para responder às questões; à tarde, a prova terá cinco horas de duração.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do exame, o Encceja avalia competências e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.
Além da inscrição, o prazo de 2 de maio também vale para a solicitação de atendimento especializado. Participantes com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtornos como dislexia ou autismo, entre outras condições, devem anexar laudo médico que comprove a necessidade de adaptação.
Neste ano, candidatos com diabetes poderão indicar essa condição no ato da inscrição, desde que apresentem documentação médica válida. Gestantes, lactantes, idosos e estudantes hospitalizados também podem requerer atendimento específico.
O resultado da análise dos documentos de atendimento especializado será divulgado no dia 12 de maio, no site oficial do Encceja.
A emissão do certificado de conclusão é de responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que aderiram ao Encceja. Além de fornecer certificação, o exame também serve como referência nacional para políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos.
Com informações e imagem da Agência Brasil