A chegada do programa Senar On à zona rural de Porto Murtinho (MS) tem alterado a rotina de professores, estudantes e moradores da região. A iniciativa do Senar/MS leva conectividade a áreas de difícil acesso, com foco na inclusão digital e no fortalecimento da educação no campo.
Desde novembro de 2024, a Escola Municipal Rural Bonifácio Gomes – Extensão Sala Igrejinha passou a contar com um polo do Senar On. A logística é feita pelo Sindicato Rural de Bonito (MS). Com acesso à internet de qualidade, a professora Vanderli Lima passou a planejar melhor as aulas, utilizar recursos audiovisuais e proporcionar experiências mais interativas a seus mais de 30 alunos.
“A internet que o Senar On trouxe permite que eu aprimore o conhecimento dos meus alunos, pois consigo fazer pesquisas e buscar por mais informações para dar um suporte melhor para os meus alunos, principalmente em casos de dúvidas. Além disso, nós reunimos aqui, muitos pais de alunos para estudos sobre diversos assuntos”, explica.
Além de apoiar o trabalho pedagógico, o programa também promove palestras gratuitas para a comunidade sobre temas como empreendedorismo rural, saúde, técnicas de cultivo, meio ambiente e cidadania. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento local e a capacitação dos moradores.
Entre os participantes está o campeiro Linerson Aquino, pai de um dos alunos da professora Vanderli. Ele aproveita os horários livres para acompanhar as formações oferecidas na escola.
“Meu filho estuda aqui e tem aprendido bastante com essas novas tecnologias. Eu também aproveito a oportunidade para participar das palestras do Senar On. Isso ajuda muito no meu dia a dia no trabalho. Eu não consigo ir até a cidade para fazer os cursos e participar de palestras. Com o programa posso estudar no horário em que não estou trabalhando, inclusive, eu baixei o aplicativo do Senar/MS para estudar também pelo celular”, disse.
Presente em áreas remotas como Porto Murtinho, o Senar On busca ampliar o acesso a oportunidades por meio da tecnologia. A proposta é conectar o campo à educação e à informação, contribuindo para a inclusão digital de forma permanente.
Sobre o programa
Lançado em agosto de 2021, o Senar On tem como objetivo levar conectividade a comunidades rurais por meio de polos estruturados para o ensino profissionalizante. Atualmente, são 88 polos ativos em Mato Grosso do Sul, com outros três em fase de implantação.
Somente em 2024, o programa realizou 22 palestras, atendendo cerca de 4.500 pessoas em 45 municípios sul-mato-grossenses. A meta para 2025 é expandir com a instalação de mais 40 polos no estado.
Com informações do Sistema Famasul
Foto: Reprodução