Começa nesta segunda-feira (3) a primeira etapa do período de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul. Os interessados em ingressar ou renovar matrícula em uma das unidades escolares estaduais podem preencher os dados necessários até 31 de dezembro, para garantir a vaga para o ano letivo de 2026.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) disponibiliza cerca de 200 mil vagas em 79 municípios, tanto novos estudantes quanto alunos que já fazem parte da rede em 2025. No próximo ano, a oferta de turmas em Tempo Integral nos ensinos Fundamental e Médio terá expansão. Atualmente, 213 escolas já oferecem essa modalidade. Além disso, a Educação Profissional seguirá em expansão, com mais de 45 mil estudantes matriculados e destaque para o Programa de Aprendizagem Profissional (PAP), segundo o secretário de Educação, Hélio Daher.
A REE também contará com três novas unidades escolares em 2026, localizadas em Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Ponta Porã, o que contabilizará o total de 352 escolas da rede. Em Campo Grande, a EE Vereador Cristóvão Silveira, no Jardim Noroeste, oferecerá Ensino Fundamental – Anos Finais (8º e 9º anos), Ensino Médio, Educação Profissional e, no período noturno, a EJA Mulher (Educação de Jovens e Adultos). Em Ribas do Rio Pardo, a EE Professora Maria Augusta Costa Ramos da Silva atenderá alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4º e 5º anos), Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional. Já em Ponta Porã, a EE Professor Adir Teixeira de Oliveira ofertará Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional.
No portal, Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br), os pais ou responsáveis podem preencher os dados para a pré-matrícula e consultar outros canais de contato em caso de dúvidas. A SED também disponibiliza atendimento telefônico pelo 0800-647-0028 (telefone fixo) ou 3314-1212 (celular).
Em Campo Grande, o atendimento presencial ocorre na Central de Matrículas, na rua Joaquim Murtinho, 2612, Itanhangá Park, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Caso necessário, os interessados também podem procurar atendimento na escola estadual mais próxima.
Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo


















