O Brasil registrou leve avanço na taxa de alfabetização de crianças da rede pública em 2024, mas ainda não conseguiu atingir a meta estabelecida para o ano. Ao fim do 2º ano do ensino fundamental, 59,2% dos alunos foram considerados alfabetizados, ante 56% em 2023.
A meta oficial para 2024 era de 60,2%. Segundo o Ministério da Educação, o resultado foi impactado negativamente pela queda no desempenho do Rio Grande do Sul, afetado pelas enchentes de maio. O estado, que havia registrado 63,4% no ano anterior, caiu para 44,7%.
Mato Grosso do Sul atingiu 55,9%, desempenho que supera a meta estadual de 53%, mas fica abaixo da meta projetada para o país.
O indicador considera alfabetizada a criança capaz de ler pequenos textos, inferir ideias e escrever bilhetes simples — mesmo com erros ortográficos.

Onze estados atingiram ou superaram a meta nacional. O Ceará obteve o melhor desempenho, com 85,3%, resultado que supera sozinho a meta projetada para o país em 2030. Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%) e Espírito Santo (71,7%) também apresentaram índices elevados.
Na outra ponta, os piores resultados foram registrados na Bahia (36%), Sergipe (38,4%) e Rio Grande do Norte (39,3%).
A meta do Ministério da Educação é alcançar 64% de alfabetização em 2025. O índice deve aumentar progressivamente até atingir 80% em 2030, com atenção especial aos chamados “territórios prioritários”, regiões com maiores déficits de aprendizagem.
Com informações do The News
Foto: Reprodução/Prefeitura de CG