COMPARTILHE

A sociologia integra o Exame Nacional do Ensino Médio na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Em média, o exame traz todos os anos de quatro a cinco questões relacionadas à disciplina. Parece pouco, mas acertá-las pode fazer a diferença na pontuação final e na tão buscada bolsa de estudos ou aprovação na universidade dos sonhos.
 
A sociologia no Enem exige compreensão conceitual específica, além de ser interdisciplinar, relacionando conteúdos com a história e a geografia, por exemplo. Predominantemente, as perguntas abordem discussões contemporâneas, sem deixar de dialogar com pensadores clássicos da área.
 
“No Enem, o estudante precisa ler o enunciado com atenção, pois muitas questões partem de um contexto atual, mas pedem que você relacione tais situações a autores como Émile Durkheim, Karl Marx ou Max Weber. A capacidade de conectar teoria e prática é fundamental para responder com propriedade”, afirma José Henrique Santanna Porto, professor de sociologia da Escola Bilíngue Aubrick, de São Paulo/SP.
 

Foto: Reprodução Enem.

Assuntos de sociologia que mais caem na prova

A professora de sociologia da Escola Internacional de Alphaville, de Barueri/SP, Talyta Pondé, elenca, abaixo, os temas que mais costumam aparecer no exame.
 
Cultura e identidade: como valores, símbolos e práticas que definem a construção de grupos sociais e sua expressão cultural;
 
Estratificação social e desigualdade: de que forma a distribuição de recursos e poder na sociedade gera diferenças de classe e status;
 
Movimentos sociais: como os grupos se organizam coletivamente em prol de mudanças políticas, sociais ou culturais;
 
Trabalho e organização social: relações de produção, divisão do trabalho e transformação das dinâmicas laborais na sociedade;
 
Poder e Estado: como funcionam as estruturas de autoridade, legitimidade e mecanismos de controle social;
 
Diversidade e gênero: construções sociais de gênero, sexualidade e as lutas por igualdade e reconhecimento de identidades;
 
Raça e etnia: questões raciais e étnicas, seus impactos históricos e contemporâneos na exclusão e resistência;
 
Globalização e sociedade da informação: interdependência global e o papel das tecnologias na circulação de informações e na formação de redes sociais.
 

Foto: Reprodução Enem.

Para se destacar em sociologia do Enem, segundo a professora Talyta, é essencial compreender não apenas as ideias centrais de autores clássicos, como Sérgio Buarque de Hollanda e Bauman, como autores de referência. “Esses autores oferecem ferramentas teóricas poderosas para analisar fenômenos sociais atuais. Durkheim nos ajuda a entender a coesão social e os mecanismos que sustentam a ordem coletiva. Conhecer as teorias centrais de cada pensador e relacioná-las a exemplos práticos ajuda o aluno a identificar padrões e argumentos nas questões do exame”.

Dicas para estudar e gabaritar

Foto: Reprodução Enem.

O professor de sociologia do Brazilian International School – BIS, de São Paulo/SP, Caio Leite, recomenda que os candidatos invistam na interpretação dos textos verbais e não verbais da prova, bem como desenvolvam competências relacionadas à reflexão crítica sobre temas como democracia, cidadania e direitos humanos. Além disso, destaca que: “Os temas das propostas de redação do Enem geralmente fazem algum recorte de um fenômeno social da realidade brasileira e exigem que o/a estudante disserte sobre ele com vasto repertório e indique uma proposta de intervenção a partir de políticas públicas”.
 
Outras dicas de preparação, segundo o professor do BIS, incluem:

  • Retome os principais conceitos de sociólogos brasileiros como Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Caio Prado Jr e Sérgio Buarque de Holanda;
     
  • Temas como raça, etnia, sexo e gênero, relações de trabalho, religiosidade e Inteligência Artificial são fenômenos importantes na sociedade brasileira contemporânea e tendem a aparecer na prova;
     
  • A partir de setembro, intensifique seu ciclo de revisões, investindo tempo de qualidade em resolução de questões;
  • Durante a resolução das questões, treine a justificativa de cada assertiva, destacando o erro ou o distrator apresentado que invalida as alternativas erradas;
  • Aproprie-se de um bom e fundamentado repertório teórico dos autores da sociologia para citá-los ao longo da sua redação de acordo com o tema apresentado.

O que pode cair na prova deste ano?
 
Com base nos principais temas em debate na mídia no primeiro semestre de 2025, três assuntos merecem atenção especial do estudante, e poderão ser abordados no Enem deste ano, segundo Ricardo Bogoni, professor de sociologia do colégio Progresso Bilíngue, de Itu/SP.
 
Onda conservadora: com a ascensão de políticos de direita e extrema direita em países considerados potências econômicas, grandes empresas internacionais têm anunciado o fim ou redução de programas e políticas de diversidade. Aliado a isso, têm aumentado o número de jovens que se autodeclaram conservadores, o que contribui para o enfraquecimento da chamada cultura “woke” – movimento sociocultural que promove a conscientização e o combate a injustiças sociais, como o racismo, sexismo e outras formasde opressão e preconceito.
 
Novas dinâmicas do trabalho: com uma população mais longeva, o futuro parece incerto paraas novas gerações, que têm questionado o sentido e o modelo de trabalho da atualidade; muito por conta da alta informalidade no mercado de trabalho e o aumento de contratações sem vínculo, refletindo sobre o futuro do emprego e de uma aposentadoria tranquila na velhice.
 
Novas gerações: comportamentos de nativos digitais e suas reivindicações no mercado de trabalho levantam discussões e críticas de empresas e empregadores, muitas vezes contrastantes aos valores de gerações anteriores, motivando choques geracionais.
 
“Esses temas refletem debates atuais da sociedade e têm grande potencial de aparecer na prova, além de dialogarem diretamente com conceitos sociológicos clássicos e contemporâneos. Quando o estudante consegue relacionar esses fenômenos a teorias estudadas em sala de aula e embasá-los com dados concretos, tende a se destacar na resolução das questões”, finaliza Ricardo.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.