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Especialista explica diferenças entre “por que”, “porque”, “por quê” e “porquê” e dá dicas práticas para aplicar corretamente

Um dos maiores desafios da Língua Portuguesa, mesmo entre adultos escolarizados, continua sendo o uso correto dos quatro tipos de “porquês”. O tema, recorrente em provas como o Enem, em concursos e na comunicação profissional, costuma gerar dúvidas que podem comprometer a clareza e a formalidade de textos e mensagens.

A docente de português da Escola Bilíngue Aubrick, Janaina Arruda da Silva, explica que dominar o uso dos “porquês” vai além da simples memorização de regras. “Aprender o uso correto dos ‘porquês’ não é apenas memorizar regras, mas compreender o papel de cada forma dentro do texto. Quando se internaliza a lógica por trás de cada uso, o escritor ganha autonomia e evita erros que podem comprometer a clareza da mensagem”, afirma.

Segundo a professora, a forma como uma pessoa escreve também comunica profissionalismo e segurança. “O domínio do uso dos ‘porquês’ é mais do que uma questão gramatical, é um recurso de comunicação eficaz, que transmite segurança e profissionalismo. Um texto com esses erros pode causar má impressão e até gerar interpretações equivocadas”, ressalta.

A seguir, Janaina explica como diferenciar cada forma:

Por que (separado e sem acento)

Usado em perguntas diretas ou indiretas, indica razão ou motivo.

Exemplos:
– Por que você não foi à reunião?
– Não entendi por que ele saiu mais cedo.

“Na dúvida, pense que o ‘por que’ pode ser substituído por ‘pelo qual’ ou ‘pela qual’. Se não houver perda de sentido, o uso está correto”, orienta Janaina.

Porque (junto e sem acento)

Funciona como conjunção explicativa ou causal, usada para responder perguntas ou justificar afirmações.

Exemplos:
– Não fui à reunião porque estava doente.
– Estudo muito porque quero passar no vestibular.

“O ‘porque’ junto e sem acento é equivalente a ‘pois’, ‘já que’, ‘visto que’ ou ‘uma vez que’”, explica a professora.

Por quê (separado e com acento)

Empregado no final de frases ou isolado, mantém o sentido interrogativo de “por qual motivo”.

Exemplos:
– Você não foi à reunião, por quê?
– Ele não sabe por quê.

“O ‘por quê’ separado recebe acento por estar em posição final, para manter a tonicidade”, lembra Janaina.

Porquê (junto e com acento)

Usado como substantivo, significa “motivo” ou “razão” e costuma vir acompanhado de artigo ou determinante.

Exemplos:
– Gostaria de entender o porquê dessa decisão.
– Ninguém explicou o porquê da mudança.

Foto: Freepik

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