A seleção brasileira masculina de vôlei iniciou neste domingo (14) a caminhada no Campeonato Mundial de 2025 com vitória por 3 sets a 1 sobre a China (19/25, 25/23, 25/22 e 25/21), em Pasay City, nas Filipinas. O time, comandado por Bernardinho, busca o tetracampeonato da competição.
O destaque da partida foi o ponteiro Arthur Bento, maior pontuador da equipe, com 17 pontos (15 de ataque, um de bloqueio e um de saque). O central Judson contribuiu com 14 pontos, seguido pelo oposto Alan, com 13, além de Lucarelli e Flavio, que anotaram dez cada.
Após um início irregular, com derrota no primeiro set, o Brasil se recuperou e dominou os demais. Bernardinho avaliou o desempenho com otimismo. “Estreia dura, os caras começaram jogando muito bem, defendendo bem, volume grande, sacaram muito bem principalmente no primeiro set. É uma estreia, tem uma tensão também. A China vem um pouco como franco-atirador, mas muito bem-preparada para o jogo de hoje. O que mais gostei do jogo foi o espírito do time, a atitude, a luta. Com dificuldades o time resistiu e soube reverter a situação. Na estreia times que em tese eram favoritos perderam”.
O levantador Cachopa também destacou a importância da reação brasileira durante a partida. “A gente sabia que ia ser um jogo complicado. Emocionalmente é difícil jogar um Mundial. Acho que não tira os méritos da China, que fez uma grande partida. Acho que no primeiro set foi mais a gente que deixou a coisa desandar, mas a gente teve paciência para entrar no jogo, buscar o placar, fazer coisas boas, tomar decisões melhores. Acho que foi essa a tônica da partida”.
O Brasil está no Grupo H, ao lado de China, República Tcheca e Sérvia. Os dois primeiros de cada chave avançam às oitavas de final.
A equipe volta à quadra já nesta segunda-feira (15), às 23h (horário de Brasília), contra a República Tcheca.
Foto: Confederação Brasileira de Vôlei – CBV