COMPARTILHE

Um dos principais nomes do tênis de mesa mundial, o brasileiro Hugo Calderano, 28, foi impedido de disputar o WTT Grand Smash dos Estados Unidos, em Las Vegas, após ter seu pedido de entrada no país negado pelas autoridades americanas. O problema está relacionado à visita do atleta a Cuba, em 2023, o que, segundo as regras atuais do governo norte-americano, impede a concessão automática de dispensa de visto para estrangeiros.

Calderano, que compete com passaporte português e normalmente utiliza o sistema de isenção de visto (ESTA) garantido a cidadãos da União Europeia, foi surpreendido com a negativa da autorização ao tentar embarcar para os Estados Unidos. A recusa tem como base normas do Departamento de Segurança Interna dos EUA, que, desde 2021, restringem o acesso de viajantes que tenham estado em Cuba, país incluído na lista de nações patrocinadoras do terrorismo.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, afirmou o atleta, em nota divulgada à imprensa. “É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle”.

O brasileiro esteve em Cuba em 2023 para participar do Campeonato Pan-Americano e do torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, ambos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Ao notar a demora na autorização do ESTA, Calderano procurou o órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA para entender o que havia ocorrido. Só então descobriu que o motivo era sua passagem por Cuba, informação que não constava de seus protocolos de viagens anteriores.

Com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico do país (USOPC), a equipe do atleta ainda tentou um visto de emergência. Embora o pedido tenha sido aceito, a entrevista consular necessária para a concessão do documento não pôde ser agendada a tempo da estreia do torneio, marcada para esta sexta-feira (4).

Calderano vive fase de ascensão no circuito internacional. No fim de semana anterior, conquistou o título do WTT Star Contender em Ljubljana, na Eslovênia, e encerrou sua passagem de nove anos pelo clube alemão Ochsenhausen com o troféu da Liga Alemã por equipes.

O WTT Grand Smash é um dos principais torneios da temporada, com status comparável ao de um Grand Slam no tênis. A ausência de Calderano representa uma baixa importante para o evento, que reúne os maiores nomes da modalidade mundial.

Segundo o site oficial do governo dos EUA, desde 12 de janeiro de 2021 cidadãos de países participantes do Programa de Isenção de Visto que tenham estado em Cuba não podem mais utilizar o ESTA, salvo em missões diplomáticas ou militares oficiais. Não há previsão de mudança na norma, que tem causado transtornos a diversos profissionais de diferentes áreas.

Com informações da Agência Brasil.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.