A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) inicia, neste fim de semana, o Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-17, principal competição de base do Estado. Dezessete clubes participam do torneio, que tem início neste sábado (23) e decisão prevista para o fim de novembro. O campeão garante vaga na Copa do Brasil Sub-17 de 2026.
Em 2024, o título ficou com o Instituto Ismaily, de Ivinhema, que derrotou o Náutico FC na final. Este ano, o time representou o Estado na Copa do Brasil, mas foi eliminado na primeira fase, com derrota por 6 a 2 para o São Paulo, no CT Marcelo Portugal, em Cotia (SP).
A competição será disputada em cinco grupos. Os líderes de cada chave e os três melhores segundos colocados avançam para as quartas de final. Outros oito times, definidos por índice técnico, jogam uma fase preliminar em mata-mata. As fases decisivas, até a final, serão realizadas em jogos de ida e volta.
A rodada de abertura tem cinco partidas. Pelo Grupo A, Ceart e Instituto Aefa jogam às 9h30, no Estádio Municipal de Douradina. Em Dourados, às 10h, Ubiratan enfrenta o Águia Negra, no Estádio da Leda.
No período da tarde, pelo Grupo C, São Gabriel EC recebe o CAMS, às 15h, no Estádio Municipal. No mesmo horário, em Anastácio, Seduc e Grêmio Santo Antônio se enfrentam no Estádio Rosalda Paim. Pelo Grupo E, União AC encara o Náutico FC, às 15h, no Estádio Buracão, em Nova Alvorada do Sul.
O Grupo B estreia no domingo (24), com Taveirópolis e Cefac Esquerdinha, às 15h, no Estádio Estrela do Sul, em Campo Grande. A primeira rodada termina na quarta-feira (27), com Operário x Portuguesa/FC Pantanal, às 19h30, no Estádio Jacques da Luz.
Foto: Edcarlos Calado/@clavaphotos