O brasileiro Hugo Calderano, número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, venceu neste domingo (3) o alemão Duda Benedikt (12º) e conquistou o título do WTT Star Contender de Foz do Iguaçu (PR). Foi o quarto troféu em cinco finais disputadas desde abril, período em que soma 27 vitórias em 28 partidas no circuito internacional.
A final foi decidida em sete sets, com Calderano abrindo 3 a 1, vendo o adversário empatar e garantindo a vitória por 4 a 3, com parciais de 11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/8, em 1h13min de jogo. O resultado rende ao mesatenista seu décimo título no circuito da WTT.
“Foi um jogo de altíssimo nível. No 3 a 3, consegui subir ainda mais o meu nível e achei uma outra marcha para fechar a partida”, disse o atleta, que vive a melhor fase da carreira. “Estou com certeza no meu auge. Não é fácil manter essa regularidade, exige muito do físico, da técnica e do mental”.
O caminho até a decisão incluiu vitórias sobre Wim Verdonschot (ALE), Chang Yu-An (TPE), Yukiya Uda (JPN) e Oh Junsung (KOR), todos derrotados com autoridade. Na semifinal, superou o sul-coreano por 3 a 0 em apenas 22 minutos.
Com o desempenho, Calderano se isola como segundo maior vencedor de torneios da WTT, atrás apenas do chinês Wang Chuqin, que tem 12 títulos. Desde abril, o brasileiro já venceu a Copa do Mundo em Macau, foi vice-campeão mundial no Catar, campeão do WTT Star Contender de Ljubljana (Eslovênia), do WTT Contender de Buenos Aires e agora do torneio paranaense.
O atleta também destacou o apoio da torcida que lotou o Centro de Convenções Rafain. “Não tenho palavras para expressar a gratidão. Essa energia é fundamental. Hoje a noite vai ser longa, quero comemorar com todos”.
O próximo compromisso será o WTT Grand Smash Europa, na Suécia, de 14 a 24 de agosto, uma das competições mais importantes da temporada.
Foto: Abelardo Mendes Jr./Calderano TM