COMPARTILHE

A Prefeitura de Campo Grande instituiu o Grupo de Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS), iniciativa que reúne moradores capacitados para apoiar ações de emergência, busca, salvamento e assistência humanitária. A criação do grupo foi oficializada com a sanção da Lei nº 7.524, publicada em edição extra do Diário Oficial da última quarta-feira (19), após aprovação na Câmara Municipal.

O GVBS será formado por cidadãos cadastrados, treinados e autorizados a atuar pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Enéas Netto, qualquer pessoa poderá se voluntariar, desde que cumpra os critérios estabelecidos. O grupo poderá ser acionado em situações de risco, desastres ou calamidade pública.

“Após a sanção, vem a fase de regulamentação da lei, que é feita dialogando com a sociedade civil, conselhos regionais, organizações e entidades. Nessa etapa iremos estabelecer as diretrizes do programa, ou seja, quem pode ser voluntário, idade, qualificações, competências e o banco de dados onde ocorrerá o cadastramento dos interessados”, afirmou.

A Defesa Civil também trabalha com órgãos da Prefeitura na criação do sistema de cadastro. Não haverá limite de participantes, e organizações da sociedade civil poderão ser credenciadas.

Segundo Netto, o cadastro será on-line. Após triagem, os aprovados receberão uma identificação de voluntário. Cada integrante atuará conforme sua formação, experiência ou capacidade. “Às vezes a pessoa tem um veículo e pode auxiliar na logística; outra pode atuar na separação de mantimentos, ou em casos mais específicos”, disse.

A meta é ter voluntários capacitados em todas as sete regiões urbanas da capital. Em situações de emergência, os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de cada área serão acionados para coordenar os esforços locais.

Entre os objetivos do GVBS estão apoiar ações emergenciais e de salvamento em áreas urbanas, rurais e turísticas; colaborar com campanhas educativas da Defesa Civil; e promover treinamentos e capacitações.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.