Com 20 propostas cadastradas, Campo Grande é o município de Mato Grosso do Sul com maior participação na segunda edição do Novo PAC Seleções 2025. O programa federal, voltado para investimentos em infraestrutura social e urbana, recebeu um total de 509 projetos de Mato Grosso do Sul, dois encaminhados pelo governo estadual e 507 pelas prefeituras dos 79 municípios sul-mato-grossenses.
Ao todo, o Governo Federal recebeu 35.119 propostas de 5.537 cidades brasileiras, o equivalente a 99,4% dos municípios do país. Os projetos foram enviados entre os dias 24 de fevereiro e 31 de março, por meio de plataforma online disponibilizada pelo governo.
Os projetos apresentados por Campo Grande integram quatro eixos definidos pelo programa: Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia; Cidades Sustentáveis e Resilientes; e Infraestrutura Social e Inclusiva. Ao lado da capital, outras cidades do estado com maior número de propostas são Aquidauana (11), Bela Vista (9), Cassilândia (9) e Corumbá (9).
No conjunto total das propostas de Mato Grosso do Sul, os eixos com maior número de solicitações foram Saúde (287) e Educação, Ciência e Tecnologia (135). Entre os itens mais requisitados estão kits para o programa Caminho da Escola (73 pedidos), equipamentos para UBSs (73), unidades odontológicas móveis (50) e creches ou escolas de educação infantil (62).
Também foram feitas solicitações para a construção de espaços esportivos comunitários (71), aquisição de ambulâncias do Samu (13), implantação de centros de atenção psicossocial (26), além de projetos de drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos.
O Novo PAC Seleções 2025 vai destinar R$ 49,2 bilhões para financiar 19 tipos de empreendimentos. Segundo o Governo Federal, os projetos escolhidos deverão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, com ampliação dos serviços públicos, fortalecimento da educação, ampliação do acesso à saúde e desenvolvimento sustentável das cidades.
Os resultados finais da seleção devem ser divulgados ao longo do segundo semestre.
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil