COMPARTILHE


Foi inaugurada na sexta-feira (19) a Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai, nova ligação viária entre Foz do Iguaçu (PR) e a cidade de Presidente Franco, no Paraguai. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e autoridades dos dois países.

A obra recebeu investimentos de R$ 1,9 bilhão, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desse total, R$ 712 milhões foram financiados pela Itaipu Binacional. Segundo o governo federal, o tráfego já está liberado, mas de forma restrita nesta fase inicial.

Neste primeiro momento, apenas caminhões sem carga podem atravessar a ponte nos dois sentidos, seguindo horários definidos pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal. A liberação gradual busca garantir segurança e adaptação dos órgãos de fiscalização.

Durante a inauguração, Lula destacou a importância da integração entre os dois países. “Espero que muita gente do Paraguai vá visitar o Brasil e que muita gente do Brasil venha visitar o Paraguai. E que muitos produtos produzidos no Paraguai venham para o Brasil, assim como os produtos do Brasil possam ir para o Paraguai. Porque as duas economias precisam crescer e os nossos povos precisam melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

O evento oficial foi realizado na nova aduana Brasil–Paraguai e marcou a entrega da segunda ligação sobre o rio Paraná entre os dois países, mais de 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu a Ciudad del Este. Atualmente, a Ponte da Amizade opera acima da capacidade, com fluxo diário de cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.

A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão e um vão livre de 470 metros, considerado o maior do continente. A estrutura estaiada conta com duas pistas simples, de 3,6 metros de largura cada, sustentadas por duas torres de 190 metros de altura, o equivalente a prédios de aproximadamente 54 andares.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a infraestrutura do lado brasileiro está concluída. “A ponte está 100% pronta, a Receita Federal está preparada para trabalhar, a Polícia Federal também está preparada. As obras do lado brasileiro estão prontas, a rodovia perimetral que dá acesso à ponte também está 100% concluída. E, a partir de amanhã [sábado], nós vamos liberar o fluxo de caminhões por cima da ponte”, disse.

Nos próximos meses, também está prevista a liberação para ônibus de turismo fretados, com horários que ainda serão divulgados pelos órgãos responsáveis. Já a liberação total para veículos de carga deve ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que dará acesso definitivo à nova ponte.

Foto de capa: Ricardo Stuckert/PR

Com informações: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.