Proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul têm até esta segunda-feira (5) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 à vista com desconto de 15%. Os boletos começaram a ser distribuídos pelos Correios no dia 2 e também podem ser acessados pela internet. Ao todo, cerca de 870 mil veículos estão sujeitos à cobrança no estado.
O desconto foi mantido pelo governo estadual e oficializado por decreto publicado em 12 de novembro no Diário Oficial do Estado, que definiu o calendário de pagamento do IPVA 2026. O vencimento da cota única e da primeira parcela foi fixado para 5 de janeiro.
Segundo o governo, a política de incentivo busca estimular a quitação antecipada do imposto, gerando economia imediata para o contribuinte e contribuindo para a redução da inadimplência.
Para quem optar pelo parcelamento, o imposto pode ser pago em até cinco vezes, com vencimentos em 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio de 2026. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 30 para motocicletas e de R$ 55 para os demais veículos.
Há ainda isenção para tratores e máquinas agrícolas, aeronaves de uso agrícola, embarcações de pescadores profissionais, táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos de bombeiros e diplomáticos, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação. Pessoas com deficiência têm direito a desconto de 60%, e frotistas com 30 ou mais veículos contam com redução de alíquota. Veículos movidos a gás natural veicular (GNV) seguem com isenção total do IPVA. O imposto também não incide em casos de furto, roubo, perda total ou apropriação indébita.
Outro decreto publicado em novembro manteve a redução das alíquotas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários. A medida preserva percentuais diferenciados de tributação, com redução de até 50% na base de cálculo para categorias como caminhões, ônibus e motorhomes.
O boleto do IPVA pode ser emitido pelo portal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), no endereço www.sefaz.ms.gov.br.
Foto de capa: Saul Schramm/Secom


















