COMPARTILHE

Proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul têm até esta segunda-feira (5) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 à vista com desconto de 15%.  Os boletos começaram a ser distribuídos pelos Correios no dia 2 e também podem ser acessados pela internet. Ao todo, cerca de 870 mil veículos estão sujeitos à cobrança no estado.

O desconto foi mantido pelo governo estadual e oficializado por decreto publicado em 12 de novembro no Diário Oficial do Estado, que definiu o calendário de pagamento do IPVA 2026. O vencimento da cota única e da primeira parcela foi fixado para 5 de janeiro.

Segundo o governo, a política de incentivo busca estimular a quitação antecipada do imposto, gerando economia imediata para o contribuinte e contribuindo para a redução da inadimplência.

Para quem optar pelo parcelamento, o imposto pode ser pago em até cinco vezes, com vencimentos em 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio de 2026. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 30 para motocicletas e de R$ 55 para os demais veículos.

Há ainda isenção para tratores e máquinas agrícolas, aeronaves de uso agrícola, embarcações de pescadores profissionais, táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos de bombeiros e diplomáticos, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação. Pessoas com deficiência têm direito a desconto de 60%, e frotistas com 30 ou mais veículos contam com redução de alíquota. Veículos movidos a gás natural veicular (GNV) seguem com isenção total do IPVA. O imposto também não incide em casos de furto, roubo, perda total ou apropriação indébita.

Outro decreto publicado em novembro manteve a redução das alíquotas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários. A medida preserva percentuais diferenciados de tributação, com redução de até 50% na base de cálculo para categorias como caminhões, ônibus e motorhomes.

O boleto do IPVA pode ser emitido pelo portal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), no endereço www.sefaz.ms.gov.br.

Foto de capa: Saul Schramm/Secom

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.