Evento em Mato Grosso do Sul celebra papel das cooperativas no desenvolvimento econômico e social e reforça importância do modelo para a prosperidade global
O Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul) lançou, nesta terça-feira (1º), a Semana do Cooperativismo 2025, que será realizada entre os dias 1º e 6 de julho. A iniciativa acontece em consonância com a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, sob o lema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.
Durante o lançamento, realizado em Campo Grande, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, destacou o papel estratégico das cooperativas na organização econômica da sociedade e o reconhecimento internacional da ONU. “Cooperativas promovem integração entre comunidades, fortalecem o setor produtivo e geram benefícios concretos para a população. A ONU já proclamou duas vezes o Ano Internacional das Cooperativas. Isso mostra o quanto esse modelo é fundamental”, disse.
Segundo dados apresentados pelo coordenador de monitoramento da OCB/MS, Fabrício Rodrigues, o estado conta atualmente com 138 cooperativas registradas, que empregam mais de 15 mil pessoas e reúnem cerca de 500 mil cooperados. “Esse modelo é baseado na união de pessoas de uma mesma categoria, como médicos ou produtores rurais, que se organizam para vender serviços ou comprar insumos de forma coletiva, o que gera economia e eficiência”, explicou.
Cooperativismo em números
O cenário global reforça a relevância do cooperativismo. Existem mais de 3 milhões de cooperativas no mundo, que reúnem cerca de 1 bilhão de cooperados — 12% da população mundial — e geram aproximadamente 280 milhões de empregos. As 300 maiores cooperativas do planeta têm faturamento combinado de US$ 2,17 trilhões. O Brasil abriga nove dessas organizações, que, se fossem um país, formariam a nona maior economia do mundo.
Em nível nacional, o cooperativismo brasileiro conta com 4.936 cooperativas, que somam 20,5 milhões de cooperados e empregam mais de 524 mil pessoas. Em Mato Grosso do Sul, 97% dos 79 municípios contam com uma sede ou unidade de atendimento cooperativista.
Segundo a OCB/MS, os dados mais recentes indicam crescimento no número de cooperados, capital social investido e ativos totais das cooperativas, mesmo diante de desafios como a quebra de safra no setor agropecuário em 2024. As cooperativas agropecuárias representam 32% das maiores do mundo, e em Mato Grosso do Sul o ramo também é predominante.
Programação e mobilização
A programação da Semana do Cooperativismo contempla uma série de iniciativas voltadas à valorização do setor e à mobilização das cooperativas em Mato Grosso do Sul.
Na terça-feira (2), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza uma sessão solene com moção de homenagem à Semana do Cooperativismo, proposta pelo deputado estadual e coordenador da Frencoop/MS, Professor Rinaldo Modesto (Podemos).
Já no sábado (5) e domingo (6), o destaque será o TICOOP 2025 – Torneio de Integração Cooperativista, que acontecerá no Clube Indaiá, em Dourados, reunindo mais de 1.900 cooperados de diversas regiões do estado.
A celebração oficial do Coop Day – Dia Internacional do Cooperativismo será realizada na noite de sábado, marcando o encerramento da semana com integração, cultura e valorização do modelo cooperativista.
Durante o evento, também foram reforçadas campanhas de valorização do cooperativismo, como o selo “Somos Coop”, que identifica produtos e serviços originados em cooperativas. “É importante que a população reconheça o valor social e econômico desse modelo, que está presente em diversos setores do dia a dia”, disse Celso Régis.
Além das ações desta semana, o Sistema OCB/MS também prepara o Dia C – Dia de Cooperar, a ser realizado durante a Semana Nacional do Voluntariado, no dia 30 de agosto, em Campo Grande/MS.