COMPARTILHE

Evento em Mato Grosso do Sul celebra papel das cooperativas no desenvolvimento econômico e social e reforça importância do modelo para a prosperidade global

O Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul) lançou, nesta terça-feira (1º), a Semana do Cooperativismo 2025, que será realizada entre os dias 1º e 6 de julho. A iniciativa acontece em consonância com a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, sob o lema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Durante o lançamento, realizado em Campo Grande, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, destacou o papel estratégico das cooperativas na organização econômica da sociedade e o reconhecimento internacional da ONU. “Cooperativas promovem integração entre comunidades, fortalecem o setor produtivo e geram benefícios concretos para a população. A ONU já proclamou duas vezes o Ano Internacional das Cooperativas. Isso mostra o quanto esse modelo é fundamental”, disse.

Segundo dados apresentados pelo coordenador de monitoramento da OCB/MS, Fabrício Rodrigues, o estado conta atualmente com 138 cooperativas registradas, que empregam mais de 15 mil pessoas e reúnem cerca de 500 mil cooperados. “Esse modelo é baseado na união de pessoas de uma mesma categoria, como médicos ou produtores rurais, que se organizam para vender serviços ou comprar insumos de forma coletiva, o que gera economia e eficiência”, explicou.

Cooperativismo em números

O cenário global reforça a relevância do cooperativismo. Existem mais de 3 milhões de cooperativas no mundo, que reúnem cerca de 1 bilhão de cooperados — 12% da população mundial — e geram aproximadamente 280 milhões de empregos. As 300 maiores cooperativas do planeta têm faturamento combinado de US$ 2,17 trilhões. O Brasil abriga nove dessas organizações, que, se fossem um país, formariam a nona maior economia do mundo.

Em nível nacional, o cooperativismo brasileiro conta com 4.936 cooperativas, que somam 20,5 milhões de cooperados e empregam mais de 524 mil pessoas. Em Mato Grosso do Sul, 97% dos 79 municípios contam com uma sede ou unidade de atendimento cooperativista.

Segundo a OCB/MS, os dados mais recentes indicam crescimento no número de cooperados, capital social investido e ativos totais das cooperativas, mesmo diante de desafios como a quebra de safra no setor agropecuário em 2024. As cooperativas agropecuárias representam 32% das maiores do mundo, e em Mato Grosso do Sul o ramo também é predominante.

Programação e mobilização

A programação da Semana do Cooperativismo contempla uma série de iniciativas voltadas à valorização do setor e à mobilização das cooperativas em Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (2), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza uma sessão solene com moção de homenagem à Semana do Cooperativismo, proposta pelo deputado estadual e coordenador da Frencoop/MS, Professor Rinaldo Modesto (Podemos).

Já no sábado (5) e domingo (6), o destaque será o TICOOP 2025 – Torneio de Integração Cooperativista, que acontecerá no Clube Indaiá, em Dourados, reunindo mais de 1.900 cooperados de diversas regiões do estado.

A celebração oficial do Coop Day – Dia Internacional do Cooperativismo será realizada na noite de sábado, marcando o encerramento da semana com integração, cultura e valorização do modelo cooperativista.

Durante o evento, também foram reforçadas campanhas de valorização do cooperativismo, como o selo “Somos Coop”, que identifica produtos e serviços originados em cooperativas. “É importante que a população reconheça o valor social e econômico desse modelo, que está presente em diversos setores do dia a dia”, disse Celso Régis.

Além das ações desta semana, o Sistema OCB/MS também prepara o Dia C – Dia de Cooperar, a ser realizado durante a Semana Nacional do Voluntariado, no dia 30 de agosto, em Campo Grande/MS.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.