Viajar no fim de ano é tradição para muitos brasileiros, mas a ausência prolongada de moradores pode ser um convite para criminosos. Para evitar surpresas desagradáveis no retorno para casa, as Polícias Militar e Civil de Mato Grosso do Sul compartilharam orientações de segurança para proteger imóveis durante o período de férias e feriados prolongados.
Deixar luzes acesas ou comentar sobre a viagem perto de estranhos são hábitos que devem ser evitados, segundo as autoridades. Essas ações, ao invés de proteger, podem sinalizar que o imóvel está vazio, atraindo criminosos.
Dicas da Polícia Militar
A Polícia Militar recomenda medidas simples, mas eficazes, como pedir a alguém de confiança para vigiar o imóvel. Outras orientações incluem:
- Testar trancas de portas e janelas antes de sair.
- Não deixar objetos no quintal que possam ser usados para arrombamentos.
- Retirar aparelhos eletrônicos da tomada.
- Cancelar assinaturas de jornais e revistas durante a ausência.
- Instalar lâmpadas com sensores ou temporizadores para acenderem em horários estratégicos.
Além disso, é importante não divulgar a viagem em redes sociais ou em conversas próximas a estranhos e informar vizinhos de confiança sobre a ausência, deixando um telefone para contato.
Recomendações da Polícia Civil
Para quem vive em condomínios, a Polícia Civil sugere criar comitês de segurança entre moradores e utilizar grupos de mensagens para monitorar movimentações suspeitas no bairro. Outras dicas incluem:
- Investir em equipamentos como alarmes, cercas elétricas, concertinas e câmeras de alta definição.
- Manter portas e janelas trancadas, especialmente nas partes traseiras da casa, como cozinhas, que costumam ser alvos de arrombamento.
- Evitar deixar joias e grandes quantias em dinheiro em casa.
- Contratar funcionários com referências confiáveis e verificar antecedentes, quando possível.
Ainda, é recomendado avisar vizinhos próximos sobre a viagem e deixar uma chave com um amigo ou parente de confiança, que possa visitar o imóvel periodicamente para recolher correspondências e demonstrar movimento no local.
Sensores e iluminação
O uso de sensores de luminosidade é uma alternativa mais segura do que deixar luzes acesas durante toda a ausência. Lâmpadas externas e internas podem ser programadas para ligar em horários determinados, simulando a presença de moradores e confundindo possíveis criminosos.
Solidariedade é importante
As autoridades destacam a importância da colaboração entre vizinhos para aumentar a segurança da rua ou do bairro. A troca de informações e a vigilância mútua são medidas simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de furtos.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul