COMPARTILHE

Um apagão de energia elétrica atingiu, na manhã desta segunda-feira (28), grandes áreas da Espanha e de Portugal, afetando aeroportos, estações de trem, serviços de telecomunicação e semáforos, e provocando caos em diversas cidades. Segundo as autoridades, a falha foi causada por um fenômeno atmosférico raro.

Em Portugal, o campo-grandense Kauê Cezar Justo relatou a situação de Argoncilhe, onde mora. “Uma doideira aqui, está um caos”, descreveu. Kauê contou que a farmácia onde trabalha precisou ser fechada por falta de luz. Ele relatou ter ido a um mercado para comprar suprimentos básicos antes de o local ser fechado. “Os semáforos estão desligados, o metrô não funciona, todo mundo desesperado”.

O apagão afetou diretamente o funcionamento de serviços essenciais. Estações de metrô ficaram paradas e às escuras em cidades como Madri, na Espanha. Aeroportos relataram atrasos nos voos e limitações nas operações. Houve ainda interrupções nas telecomunicações, prejudicando chamadas de voz e o funcionamento de aplicativos como WhatsApp, que operavam com lentidão. Caixas eletrônicos e sistemas de pagamento eletrônico também ficaram indisponíveis.

Em nota divulgada no início da tarde, a operadora da rede elétrica de Portugal, REN, informou que a interrupção no fornecimento foi causada por uma falha na rede elétrica espanhola, associada a um “fenômeno atmosférico raro”. A empresa advertiu que a normalização completa da rede poderia levar até uma semana.

Apesar da previsão da REN, o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, afirmou que a expectativa do governo é de que a energia seja restabelecida em todo o país dentro das “próximas horas”. Segundo ele, não há indícios de que a falha tenha sido provocada por um ataque cibernético.

Na Espanha, a Red Eléctrica Española (REE) informou que a energia foi restabelecida parcialmente em regiões como Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia. Segundo Eduardo Prieto, chefe de operações da REE, o restabelecimento total da energia pode levar de seis a dez horas.

A recomendação das autoridades é que a população evite deslocamentos desnecessários enquanto os serviços não forem totalmente normalizados.

 Foto: AP/Manu Fernandez

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.