O governo dos Estados Unidos decidiu congelar o processamento de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil, segundo reportagem da rede norte-americana Fox News publicada nesta quarta-feira (14). A medida, atribuída ao Departamento de Estado, deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro e não tem prazo definido para terminar.
De acordo com a Fox News, a decisão consta em um memorando interno do Departamento de Estado ao qual a emissora afirma ter tido acesso. O documento aponta que a suspensão tem caráter temporário e tem como objetivo permitir uma reavaliação dos critérios usados atualmente para conceder vistos de entrada no país.
Em comunicado enviado à emissora, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que a imigração oriunda dos países afetados será suspensa enquanto o governo analisa procedimentos para “impedir a entrada de estrangeiros que possam se beneficiar de programas de assistência social e benefícios públicos”.
Além do Brasil, a lista de países inclui nações como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia. Segundo a Fox News, o congelamento coloca países com diferentes contextos políticos e econômicos sob a mesma restrição migratória.
O memorando citado pela emissora menciona ainda a possibilidade de adoção de critérios mais rigorosos, incluindo restrições relacionadas à idade e ao peso dos solicitantes. Em novembro do ano passado, a agência Associated Press informou que o governo do presidente Donald Trump estudava diretrizes para limitar a entrada de pessoas obesas no país.
Nos últimos anos, o governo norte-americano também ampliou mecanismos de controle migratório. Em junho do ano passado, passou a analisar perfis em redes sociais de candidatos a vistos de estudante, como parte do processo de triagem.
Até o momento, não há detalhes sobre como a medida será operacionalizada nem se haverá exceções.
Confira a lista completa:
- Afeganistão
- Albânia
- Argélia
- Antígua e Barbuda
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahamas
- Bangladesh
- Barbados
- Bielorrússia
- Belize
- Butão
- Bósnia
- Brasil
- Mianmar (antiga Birmânia)
- Camboja
- Camarões
- Cabo Verde
- Colômbia
- Costa do Marfim
- Cuba
- República Democrática do Congo
- Dominica
- Egito
- Eritreia
- Etiópia
- Fiji
- Gâmbia
- Geórgia
- Gana
- Granada
- Guatemala
- Guiné
- Haiti
- Irã
- Iraque
- Jamaica
- Jordânia
- Cazaquistão
- Kosovo
- Kuwait
- Quirguistão
- Laos
- Líbano
- Libéria
- Líbia
- Macedônia do Norte
- Moldávia
- Mongólia
- Montenegro
- Marrocos
- Nepal
- Nicarágua
- Nigéria
- Paquistão
- República do Congo
- Rússia
- Ruanda
- São Cristóvão e Névis
- Santa Lúcia
- São Vicente e Granadinas
- Senegal
- Serra Leoa
- Somália
- Sudão do Sul
- Sudão
- Síria
- Tanzânia
- Tailândia
- Togo
- Tunísia
- Uganda
- Uruguai
- Uzbequistão
- Iêmen.



















