COMPARTILHE

As Forças Armadas da Venezuela reconheceram neste domingo (4) a vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina do país, após a captura do presidente Nicolás Maduro em uma operação militar realizada pelos Estados Unidos.

Em pronunciamento em vídeo, o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, confirmou o reconhecimento da nova chefia do Executivo e condenou a ação norte-americana. Ele exigiu a libertação de Maduro e classificou a intervenção como uma “ameaça global”. Durante o pronunciamento, o ministro também afirmou: “Se hoje foi contra a Venezuela, amanhã pode ser contra qualquer Estado, contra qualquer país”.

Padrino López criticou o que chamou de tentativa de retomada de uma lógica colonial na região. “Rechaçamos essa pretensão colonialista que se deseja implementar, sob o espírito da doutrina Monroe, sobre a América Latina e o Caribe”, disse. No mesmo pronunciamento, o ministro pediu que a população retome suas atividades nos próximos dias.

A decisão das Forças Armadas ocorre após o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ, na sigla em espanhol) determinar que Delcy Rodríguez assumisse interinamente a presidência do país, diante da captura de Maduro pelo governo dos Estados Unidos.

Ataque e captura

No sábado (3), moradores de Caracas relataram diversas explosões em bairros da capital venezuelana. Em meio ao ataque militar conduzido pelos Estados Unidos, o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, foram capturados por forças de elite norte-americanas e levados para Nova York.

A ação militar representa um novo episódio de intervenção direta dos Estados Unidos na América Latina. A última invasão norte-americana a um país da região ocorreu em 1989, no Panamá, quando tropas dos EUA sequestraram o então presidente Manuel Noriega, acusado de envolvimento com o narcotráfico.

Com informações de: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.