COMPARTILHE

Militares devem manter presença em cerca de 53% do território palestino, segundo fonte

Após a confirmação de que Israel e Hamas aceitaram a primeira fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, a expectativa é de que os militares israelenses iniciem o recuo das tropas nas próximas horas.

De acordo com uma cópia do documento aprovado pelo governo israelense, as forças devem se retirar até a chamada “linha amarela” em até 24 horas após a ratificação do acordo.

Uma autoridade de Israel informou à CNN que as tropas deixarão a Cidade de Gaza e o Corredor de Netzarim, mas permanecerão em cerca de 53% do território palestino.

Antes do início do cessar-fogo, novos bombardeios israelenses foram registrados na região e deixaram mortos, segundo o diretor de um hospital local.

Presença internacional

Os Estados Unidos devem enviar 200 militares para acompanhar a implementação do acordo. Segundo fontes diplomáticas, eles atuarão em conjunto com soldados do Egito, Catar, Turquia e Emirados Árabes Unidos, mas não entrarão na Faixa de Gaza.

Os militares norte-americanos estarão sob comando do almirante Brad Cooper, chefe do Comando Central dos EUA (Centcom). O grupo terá a função de supervisionar o cumprimento do cessar-fogo e relatar eventuais violações.

“Seu papel será supervisionar, observar e garantir que não haja incursões. Todos estão atentos ao outro lado”, afirmou uma fonte ouvida pela CNN.

Trump prevê libertação de reféns

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9) que os reféns mantidos pelo Hamas devem ser libertados na segunda (13) ou terça-feira (14).

Ele também declarou que pretende viajar ao Oriente Médio para celebrar o acordo. “Acho que será uma paz duradoura, espero que seja uma paz eterna. Paz no Oriente Médio”, disse, durante reunião de gabinete na Casa Branca.

  • Com informações da CNN

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.