COMPARTILHE

A líder política da oposição na Venezuela, Maria Corina Machado, ganhou o Prêmio Nobel da Paz deste ano. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (10), pelo Comitê Norueguês.

Segundo o comitê, o prêmio foi concedido à Corina “pelo trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Maria Corina Machado é um dos exemplos de coragem civil na América Latina nos últimos tempos, afirmou o presidente do Comitê, em Oslo. Corina é um símbolo da resistência ao governo Nicolás Maduro.

Ela é engenheira e começou a vida pública há mais de 20 anos, à frente da organização “Súmate”, em oposição ao então presidente Hugo Chaves.

Foi deputada da Assembleia Nacional entre 2011 e 2014, quando o mandato foi cassado. Nas eleições de 2024, foi candidata presidencial da oposição, mas o regime de Maduro impediu que ela concorresse. Por isso, Maria Corina transferiu o apoio ao candidato da oposição Edmundo González.

Maduro foi proclamado vencedor, mas o resultado oficial foi questionado pela oposição e por diversos governos estrangeiros.

A líder da oposição vive escondida na Venezuela desde então. E por isso, o presidente do Comitê disse não ter certeza se Corina Machado vai comparecer à cerimônia de premiação.

O Prêmio Nobel da Paz recebido por Corina é avaliado em 11 milhões de coroas suecas – cerca de R$ 6,2 milhões – e deve ser entregue em Oslo, no dia 10 de dezembro.

Foto: Reprodução/Instagram

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.