Corrêa do Lago destaca espírito coletivo após incêndio em área do evento
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, pediu nesta sexta-feira (21) que os países cheguem a um consenso na fase decisiva das negociações climáticas. Ele afirmou que as delegações não devem tratar os resultados da conferência como vitória ou derrota, mas como avanço coletivo pelo bem do planeta.
Corrêa do Lago disse que a construção de acordos internacionais é difícil, mas reforçou que o consenso mantém vivo o regime climático global. “Sabemos o quanto há de obstáculos para colocar palavras em prática e como é difícil chegar a consensos. Mas não podemos esquecer que o mesmo consenso que às vezes nos exaspera fortalece este regime. Temos que mostrar que esta é a COP em que consenso é força”, afirmou.
Ele também comentou a percepção de divisão entre negociadores. Segundo o embaixador, a presidência brasileira buscou reduzir tensões por meio de transparência e propostas viáveis apresentadas pelas delegações.
Corrêa do Lago disse que três objetivos centrais da presidência brasileira serão alcançados: o fortalecimento do multilateralismo, a aproximação dos debates climáticos da vida das pessoas e o avanço na implementação do Acordo de Paris, que prevê a redução de emissões de gases de efeito estufa e a limitação do aquecimento global a 1,5°C.
O embaixador destacou ainda que realizar o evento em Belém reforça a mensagem global sobre a preservação da Amazônia. “Ao organizar esta COP na Amazônia, o presidente Lula quis que o mundo visse não apenas a beleza desse bioma, mas também os desafios que precisamos enfrentar”, disse.
Incêndio
Durante a abertura da plenária informal, Corrêa do Lago relembrou o incêndio que destruiu parte dos pavilhões oficiais na quinta-feira (20). Ele afirmou que o episódio evidenciou vulnerabilidade compartilhada, mas também solidariedade e rapidez no controle das chamas.
“Estamos aqui juntos depois do fogo. Isso foi contido rapidamente. O episódio nos lembrou da nossa vulnerabilidade e de como agimos juntos em momentos de crise. Agradeço o profissionalismo e a solidariedade de todos. Recebemos muitas mensagens de apoio, muitas delas fortes e sensíveis”, afirmou.
- Informações: Agência Brasil – Foto de capa: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

















