COMPARTILHE

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 registrou 42,8% de abstenção, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na noite deste domingo (5). O percentual é inferior ao da primeira edição, em 2024, quando mais de 50% dos inscritos não compareceram às provas.

O estado com maior índice de ausência foi o Amazonas, com 51,2%, enquanto o Distrito Federal apresentou a menor abstenção, 30,8%. Ao todo, 761.545 candidatos se inscreveram, e mais de 435 mil compareceram à prova objetiva do certame.

“O CPNU é muito mais do que um concurso. Ele já virou um projeto inovador que saiu do papel no atual mandato do presidente Lula”, disse a ministra da Gestão, Esther Dweck, em coletiva de imprensa. “Ele é, de fato, uma política pública que está construindo o serviço público com a cara do Brasil. E ele já aumentou a diversidade no serviço público.”

Durante a tarde de domingo, enquanto os candidatos realizavam as provas, a ministra visitou o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, responsável pelo monitoramento em tempo real das atividades do concurso. “Vocês estão monitorando tudo para que a prova ocorra sem nenhuma intercorrência. E, caso haja alguma coisa, sei que vocês vão estar muito atentos, para que possa rapidamente atuar”, afirmou Dweck aos agentes mobilizados.

O CNU 2025 ofereceu 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Desse total, 2.480 vagas são imediatas e 1.172 serão preenchidas no curto prazo após a homologação dos resultados.

De acordo com o edital, a prévia dos gabaritos das provas objetivas será divulgada nesta segunda-feira (6), assim como o caderno de provas. Os candidatos poderão entrar com recursos contra questões ou gabaritos nos dias 7 e 8 de outubro.

A segunda fase do concurso, incluindo avaliação de títulos e verificação de condições de cotas raciais e PCD, será convocada em 12 de novembro. A prova discursiva está marcada para 7 de dezembro, com resultado preliminar previsto para 23 de janeiro. O cronograma do certame será concluído em 16 de março de 2026, com a nomeação e, quando aplicável, o curso de formação dos aprovados.

Os dados divulgados até agora são preliminares, e o MGI deve publicar nesta segunda-feira (6) os números consolidados do concurso.

Com informações e imagem da Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.