COMPARTILHE

O governo autorizou a criação de 6.737 novos cargos para professores e técnicos administrativos em universidades federais de todo o país. O anúncio foi feito pelos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. Segundo o governo, os novos cargos se somam a 15 mil vagas já autorizadas desde o início da atual gestão, incluindo 4.500 destinadas a institutos federais. A medida integra o programa Mais Professores para o Brasil, que tem como objetivo fortalecer a rede federal de ensino e ampliar a formação de docentes qualificados.

Atualmente, não há informações públicas sobre a alocação dos 6.737 novos cargos para professores e técnicos administrativos nas universidades federais. A Portaria Conjunta MGI/MEC nº 70/2025, que autorizou a criação das vagas, não detalha a distribuição por instituição ou região. O preenchimento dependerá das necessidades de cada universidade e de critérios técnicos definidos pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Esther Dweck destacou que o governo pretende reforçar o quadro dos institutos federais, com a previsão de 1.200 cargos para professores efetivos, 249 para professores substitutos e quase 5.300 para técnicos administrativos.

A iniciativa ocorre em paralelo à Prova Nacional Docente (PND), que teve mais de um milhão de inscrições confirmadas. A avaliação, voltada para licenciados, busca qualificar futuros professores para atuar na educação básica e subsidiar concursos públicos com profissionais mais preparados. Pedagogia lidera o número de inscrições, seguida por Letras – português, Matemática e Educação Física.

O programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2025, prevê iniciativas voltadas à valorização e formação docente, como bolsas de estudo, plataformas de formação e ações de incentivo à carreira. O alcance do programa é estimado em 2,3 milhões de profissionais em todo o país.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.