Quase 2 milhões de brasileiros já iniciaram o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio do aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até a última quinta-feira (1), foram registrados mais de 1,8 milhão de requerimentos pela plataforma digital.
O número supera com folga o modelo tradicional de atendimento presencial. No mesmo período, pouco mais de 57 mil solicitações foram feitas diretamente nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), de acordo com o Ministério dos Transportes.
No novo modelo, o pedido de abertura do requerimento pelo aplicativo é o primeiro passo para a obtenção da CNH. A proposta integra a estratégia de digitalização dos serviços públicos de trânsito e busca simplificar o acesso de novos condutores ao processo de habilitação.
São Paulo lidera o ranking de solicitações, com mais de 320 mil pedidos. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 193.144 requerimentos, e o Rio de Janeiro, com 168.468.
Formação digital
Além de permitir a abertura e o acompanhamento do processo de habilitação de forma totalmente digital, o aplicativo oferece cursos de formação para condutores. As aulas são disponibilizadas em diferentes formatos, como textos, podcasts e vídeos, além de simulados, banco de questões e materiais complementares.
Segundo o governo federal, mais de 1,5 milhão de brasileiros já acessaram o curso de formação pelo aplicativo. Desses, mais de 600 mil concluíram o conteúdo e obtiveram o certificado de condutor.
O aplicativo também reúne o curso de formação para instrutores autônomos de trânsito, que soma mais de 110 mil inscritos. Desse total, 47.658 pessoas já receberam o certificado que autoriza a atuação de forma independente, sem a obrigatoriedade de vínculo com autoescolas tradicionais.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a iniciativa faz parte do processo de modernização do sistema nacional de trânsito e busca ampliar o acesso, reduzir a burocracia e oferecer mais autonomia aos candidatos à habilitação.
Com informações e imagem do Governo Federal


















