COMPARTILHE

Evento com líderes do grupo começa neste domingo (6), no Rio; Brasil preside bloco até 2025

O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participarão presencialmente da Cúpula do Brics, que será realizada neste domingo (6) e na segunda-feira (7), no Rio de Janeiro.

Xi será representado pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang. Putin, por sua vez, participará por videoconferência. A comitiva russa terá como principal representante o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.

A ausência dos chefes de Estado ocorre na primeira cúpula do Brics sob presidência brasileira desde a ampliação do bloco. Além dos cinco membros fundadores —Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul—, o grupo conta agora com seis novos integrantes: Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã.

O evento no Rio terá a presença confirmada do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

A presidência do Brics é rotativa e anual. O Brasil ocupa o posto até 31 de dezembro de 2025.

Além dos membros efetivos, o Brics mantém diálogo com países parceiros, como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

Com informações da Agência Brasil de Notícias – Foto de capa: © Fernando Frazão/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.