COMPARTILHE

Ministro deixa o tribunal aos 67 anos e diz que quer “viver com mais espiritualidade, literatura e poesia”

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão plenária de hoje foi a última de sua trajetória na Corte, onde atuou por mais de 12 anos e exerceu a presidência nos últimos dois.

Barroso tem 67 anos e poderia permanecer no tribunal até os 75, idade limite para aposentadoria compulsória. Em discurso emocionado, ele afirmou que decidiu deixar o cargo para se dedicar a outros interesses pessoais e familiares.

“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos, sem sequer tê-los bem definidos, mas não tenho apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo, com espiritualidade, mais literatura e poesia”, afirmou.

O ministro também destacou o impacto da vida pública sobre sua família. “Os sacrifícios e os ônus da nossa função acabam se transferindo para nossos familiares e pessoas queridas, que sequer têm qualquer responsabilidade pela nossa atuação”, disse.

Substituição

A Constituição determina que a escolha do novo ministro do STF cabe ao presidente da República, com aprovação do Senado Federal. O indicado deve ter entre 35 e 75 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada.

Após a indicação, o nome é submetido a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O parecer da comissão precisa ser aprovado por maioria simples, em votação secreta, antes de seguir para o plenário.

A nomeação só ocorre após a aprovação pela maioria absoluta dos senadores, ao menos 41 dos 81 votos.

  • Com informações da CNN Brasil – Foto de capa: Antonio Augusto/STF

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.