A Prefeitura de Campo Grande deu início, nesta segunda-feira (4), a uma série de entregas e lançamentos em comemoração aos 126 anos da capital sul-mato-grossense. A programação, que se estende por todo o mês de agosto, prevê R$ 250 milhões em investimentos em 230 ações, nas sete regiões da cidade e nos dois distritos, incluindo obras de pavimentação no bairro Nova Lima, novas unidades de ensino, revitalização de praças e implantação de equipamentos de saúde.
A abertura das festividades, com o tema “A história inspira. O futuro acontece”, ocorreu durante o Café Estratégico, no Parktec CG, com a presença da prefeita Adriane Lopes (PP), do governador Eduardo Riedel (PSDB), do vice-governador Barbosinha (PP), além de deputados federais e estaduais, vereadores e secretários.
Segundo Adriane, a proposta é marcar o aniversário com ações concretas. “Nesses 126 anos, nós não estamos com eventos soltos. Nós teremos entregas nas sete regiões e nos dois distritos”, afirmou. Ela destacou que a programação inclui a inauguração de 100 praças e parques, ampliação de vagas em escolas e centros de educação infantil e melhorias na infraestrutura.
A prefeita também aproveitou para fazer um balanço dos desafios enfrentados na gestão. “Pegamos uma cidade onde 13 mil crianças estavam fora das salas de aula, 1.200 quilômetros de vias sem pavimentação e escolas com obras paradas. Começamos a enfrentar esses problemas com responsabilidade e compromisso”, disse.
O governador Eduardo Riedel ressaltou os investimentos realizados em conjunto com a prefeitura e as bancadas federal e estadual. “O viaduto da Coca-Cola, que é algo que mexe com as pessoas, uma demanda muito grande do município; a Duque de Caxias, que foi feito uma obra importante na entrada da cidade; essa ligação das Moreninhas, que você atravessa e vai parar lá na Guaicurus, depois faz uma ligação estruturante quando estiver pronta; aí vem a pavimentação das Moreninhas […] é um conjunto de obras que vão ajudando a transformar Campo Grande”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), afirmou que o Legislativo seguirá acompanhando a execução das ações. “A Câmara Municipal vai continuar seguindo no caminho da fiscalização constante aos atos da prefeitura, mas também colaborando e validando as ações que mudam a trajetória da cidade”, disse.
A vice-prefeita Camila Nascimento ressaltou o caráter prático da celebração. “Entregar obras não é só falar de cimento ou de asfalto. Essa gestão preza em transformar tudo isso em ação, em desenvolvimento”, afirmou.
A programação de aniversário inclui, além das inaugurações, eventos de capacitação e projetos esportivos e culturais.