COMPARTILHE

Durante evento internacional realizado em Nova York nesta terça-feira (13), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, se reuniu com empresários do setor de etanol para discutir novos investimentos e estratégias para expansão da bioenergia no estado. O encontro integrou a programação da Sugar & Ethanol Week, que tem como tema “Etanol nas Fronteiras da Mobilidade”.

“Estou aqui em Nova Iorque e tivemos um dia muito produtivo. Reunião com empresário de bioenergia, discutindo vários projetos interessantes para o Mato Grosso do Sul. Estamos vendo este setor investir em biometano, etanol (milho ou cana-de-açúcar) no Estado”, afirmou.

O governador destacou ainda a posição estratégica de Mato Grosso do Sul na produção de bioenergia. “Tivemos uma conversa bem interessante com os empresários, inclusive com a participação do governador Tarcísio de Freitas (São Paulo) e da senadora Tereza Cristina”, completou.

O evento, que reúne especialistas, investidores e autoridades do setor, discute o papel dos biocombustíveis na descarbonização e segurança energética, com foco nas oportunidades de mobilidade sustentável. A conferência segue até esta quarta-feira (14), com painéis voltados à indústria de açúcar e etanol.

Participam da comitiva sul-mato-grossense os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov).

Mato Grosso do Sul é hoje um dos principais polos brasileiros de bioenergia, com 22 usinas em operação que produzem etanol hidratado, anidro, bioeletricidade e biometano, a partir de 800 mil hectares de cana-de-açúcar plantados em 42 municípios. A expansão da produção ocorre sem necessidade de desmatamento, segundo o governo estadual.

As projeções para a safra 2025/2026 indicam crescimento de 3,5% na moagem de cana-de-açúcar, com estimativa de 50,5 milhões de toneladas processadas e uma produção de 4,7 bilhões de litros de etanol — volume 11% maior que o registrado na safra atual, que já foi recorde, com 4,2 bilhões de litros.

O setor responde por 17% do PIB industrial do Estado e gera mais de 30 mil empregos diretos, colocando Mato Grosso do Sul como 4º maior produtor de etanol do país e destaque nacional em bioexportação.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.