COMPARTILHE

A Pré-COP30 Oficial Bioma Pantanal, com o tema “Clima e Biodiversidade: o papel dos estados e municípios na COP30”, foi realizada nesta terça-feira (30) em Campo Grande (MS), na Faculdade Insted. O encontro integra o processo nacional de preparação para a conferência global da ONU sobre mudanças climáticas, que terá a 30ª edição em 2025, em Belém (PA).

O governador Eduardo Riedel (PSDB) participou da abertura ao lado de Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde. Também estiveram presentes a diretora executiva da COP30, Ana Toni, o secretário executivo de Meio Ambiente de Mato Grosso, Alex Marega, e o secretário em exercício da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS), Artur Falcette.

Autoridades se reúnem na pré-COP30 realizada nesta terça-feira (30) em Campo Grande, MS

Organizado pelo Consórcio Brasil Verde em parceria com o governo sul-mato-grossense e com apoio do Centro Brasil no Clima, o evento buscou valorizar a biodiversidade pantaneira e fortalecer a governança subnacional. A proposta é destacar soluções climáticas concretas implementadas nos estados do Pantanal.

“As Pré-COPs estão permitindo que a gente possa debater o tema, para que possamos também difundir e dar conhecimento ao mundo de que os outros biomas também têm tanta importância quanto o bioma amazônico”, disse Casagrande.

A preservação conjunta do Pantanal por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foi apontada como essencial. “O Pantanal tem suas características regionalizadas, mas os dois estados são afetados de forma conjunta. Então essa integração é extremamente relevante e importante para que a gente consiga realmente preservar esse patrimônio da humanidade”, afirmou Marega.

Durante o evento, foi lida a Carta do Pantanal, elaborada nos últimos seis meses com participação de diferentes segmentos da sociedade. O documento será colocado em consulta pública e, ao final da conferência, encaminhado à presidência da COP30.

Arthur Falcette fala sobre a Carta do Pantanal

Segundo Falcette, a carta busca atualizar a política ambiental brasileira, com foco em mecanismos de mercado que incentivem a preservação. “A gente quis aproveitar esse momento de diálogo com a presidência da COP30 para pedir apoio a um olhar mais moderno para a política pública de meio ambiente no Brasil, que contempla mecanismos de mercado e entende que eles são importantes para manter a preservação, especialmente no Pantanal, nos níveis atuais”, disse.

Foto de capa: Bruno Rezende/Secom
Fotos corpo da matéria: Fernanda Sá

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.