COMPARTILHE

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pretende apresentar um projeto para reduzir a pena dos envolvidos no 8 de Janeiro. O projeto busca um equilíbrio entre anistia total e punições severas aos envolvidos nos atos. A proposta prevê redução de penas para participantes considerados “massa de manobra” e aumento das punições para os supostos mandantes e organizadores.

O texto está sendo negociado com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e com o Supremo Tribunal Federal (STF), e tem apoio de ministros como Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. O objetivo é neutralizar a narrativa de que o Judiciário tem sido excessivamente rigoroso com os réus, como no caso da cabeleireira Débora Rodrigues, condenada a 14 anos de prisão.

Na prática, a proposta permite que o STF reanalise processos individualmente. Condenados que se enquadrarem no perfil de participação secundária poderão ser beneficiados com a progressão de pena, inclusive para o regime domiciliar.

Apesar de mirar nas lideranças do movimento, o texto pode ter implicações diretas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A depender da interpretação jurídica, a nova lei pode reabrir discussões sobre sua responsabilidade na incitação aos atos e na tentativa de se manter no poder após a derrota eleitoral.

Na Câmara, o partido de Bolsonaro tenta angariar apoios ao requerimento para forçar votação em regime de urgência ao projeto de anistia total. A legenda apresentou uma lista de 262 apoios à urgência.

Com informações do Estadão
Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.