COMPARTILHE

Após uma semana de calor extremo e tempo seco, Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma virada nas condições meteorológicas a partir deste sábado (25). Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o avanço de uma frente fria sobre o estado trará aumento da nebulosidade, chuvas e possibilidade de tempestades, especialmente entre o domingo (26) e a segunda-feira (27).

Nesta sexta-feira (24), o tempo permanece estável em praticamente todo o estado, sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens de chuva. O dia será de sol, céu claro e calor intenso, com temperaturas que podem ultrapassar 40 °C nas regiões pantaneira, norte e leste.

As mínimas variam entre 18 °C e 20 °C no sul, cone-sul e Grande Dourados, enquanto as máximas chegam a 36 °C. No Pantanal e no sudoeste, os termômetros devem marcar entre 25 °C e 41 °C. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 21 °C e a máxima de 36 °C.

A umidade relativa do ar deve cair para níveis entre 15% e 30%, o que caracteriza estado de alerta segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os ventos sopram do quadrante leste e podem atingir rajadas acima de 60 km/h em alguns pontos.

Sábado marca início da mudança

O sábado (25) ainda terá sol e variação de nebulosidade nas regiões centro-norte, bolsão e leste. No entanto, nas regiões pantaneira, sudoeste e sul, o Cemtec prevê aumento gradual das nuvens, com chuvas isoladas e possibilidade de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

A mudança no tempo está associada à aproximação de uma frente fria, que interage com o transporte de calor e umidade vindos do norte do país. Cavados em níveis médios da atmosfera e uma área de baixa pressão também contribuem para o aumento das instabilidades.

As temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 35 °C e 41 °C, e mínimas de 21 °C a 28 °C, dependendo da região. Em Campo Grande, os termômetros variam entre 25 °C e 36 °C.

Frente fria provoca chuva e queda de temperatura no domingo

Com o avanço da frente fria sobre o estado, o domingo (26) e a segunda-feira (27) devem ser marcados por chuvas generalizadas e declínio nas temperaturas. Há risco de tempestades localizadas, com rajadas de vento superiores a 60 km/h, descargas elétricas e possível queda de granizo.

Os acumulados de chuva podem ultrapassar 30 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões centro-sul, onde a instabilidade será mais intensa.

As temperaturas caem de forma significativa: as máximas ficam entre 24 °C e 29 °C no sul, cone-sul e Grande Dourados, e entre 24 °C e 31 °C no Pantanal e sudoeste. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 21 °C e a máxima de 28 °C.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.