Depois de dias de calor intenso e tempo seco, Mato Grosso do Sul deve registrar uma mudança brusca no clima no início da próxima semana. A chegada de uma frente fria ao Estado entre domingo (27) e segunda-feira (28) trará aumento de nebulosidade, possibilidade de chuvas e queda nas temperaturas, segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
As mínimas, que atualmente variam entre 15°C e 20°C em grande parte do Estado, devem recuar para valores entre 13°C e 18°C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Em Campo Grande, a queda também será sentida: as mínimas ficam entre 17°C e 21°C e as máximas entre 27°C e 32°C.
O frio será ainda mais perceptível no fim do mês, quando uma massa de ar polar deve avançar pelo Estado. Entre os dias 29 e 30 de julho, o Cemtec prevê as menores temperaturas do período, com mínimas que podem atingir entre 8°C e 12°C nas regiões sul, sudeste e sudoeste — e valores pontuais entre 5°C e 7°C não estão descartados.
Antes da virada no tempo, o calor segue predominando neste sábado (26), com sol forte e tempo seco em todas as regiões. O sistema de alta pressão atmosférica mantém o céu limpo e impede a formação de nuvens, fazendo com que os índices de umidade relativa do ar caiam para níveis entre 15% e 30%.
A combinação de calor e ar seco aumenta os riscos à saúde e de incêndios florestais. As autoridades recomendam evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, manter os ambientes umidificados e reforçar a hidratação.
As temperaturas seguem elevadas neste sábado, com máximas de até 35°C no Pantanal e no norte do Estado. Os ventos sopram do quadrante norte, com intensidade entre 40 e 60 km/h e possibilidade de rajadas mais fortes em pontos isolados.
Com a chegada da frente fria no domingo, aumenta a possibilidade de chuvas fracas a moderadas em diferentes regiões, com risco de tempestades localizadas acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Os ventos devem mudar de direção, passando a soprar do sul a partir de segunda-feira.
A mudança marca o início de um período mais instável e frio em Mato Grosso do Sul, que pode se estender até o fim de julho.