A chegada de uma frente fria muda o tempo em Mato Grosso do Sul a partir desta terça-feira (19). O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê sol pela manhã, aumento de nebulosidade ao longo do dia e possibilidade de chuva em diversas regiões. Em alguns pontos, as instabilidades podem evoluir para tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento entre a tarde de hoje e a quarta-feira (20).
Segundo o órgão, as condições estão associadas ao avanço da frente fria combinado a um sistema de baixa pressão atmosférica. O transporte de calor e umidade, somado à atuação de cavados, também favorece a formação de temporais.
Com a mudança no padrão climático, as temperaturas devem cair, principalmente na região sul. Em Dourados, a variação prevista é de 19°C a 32°C. Em cidades como Ponta Porã e Iguatemi, os termômetros devem registrar mínimas de 18°C e máximas em torno de 31°C. Em Amambai, a expectativa é de 18°C a 33°C.
No sudoeste e no Pantanal, o calor ainda predomina. Porto Murtinho pode marcar até 37°C, mesma máxima esperada para Corumbá, onde a mínima será de 25°C. Em Aquidauana, os valores devem oscilar entre 24°C e 36°C.
Já no bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 16°C e 22°C e as máximas chegam a 37°C. Em Paranaíba, a variação é de 16°C a 35°C; em Três Lagoas, de 20°C a 34°C; em Coxim, de 17°C a 37°C. Para Campo Grande, a previsão indica mínimas de 20°C a 22°C e máxima de até 34°C.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para o Estado. O primeiro, de vendaval, vale para esta terça-feira entre 12h e 18h e pode atingir os 79 municípios, com ventos de 40 a 60 km/h e risco baixo de queda de galhos. O segundo, de tempestade, se estende até a madrugada de quarta-feira, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de 60 a 100 km/h e ocorrência de granizo. Ao todo, 32 cidades estão sob aviso de tempestade, entre elas Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Porto Murtinho.
Os ventos que hoje sopram do quadrante norte devem mudar de direção na quarta-feira, passando a vir do sul, com intensidade entre 40 e 60 km/h. Em alguns locais, as rajadas podem ultrapassar esse patamar.