A umidade relativa do ar deve permanecer baixa nos próximos dias em Mato Grosso do Sul, com índices entre 8% e 20% — abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que eleva o risco de incêndios florestais e provoca desconforto à saúde. O cenário é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o tempo estável e sem chuva em todo o estado.
Especialistas recomendam cuidados para enfrentar o tempo seco: evitar atividades físicas nas horas mais quentes, beber bastante líquido, umidificar os ambientes e redobrar a atenção quanto ao uso de fogo e descarte de materiais que possam causar incêndios.
Além da baixa umidade, o calor deve se intensificar à tarde, com temperaturas que podem superar os 35 °C em algumas regiões. As manhãs seguem com temperaturas amenas, especialmente no sul do estado, onde os termômetros devem marcar entre 9 °C e 11 °C. A amplitude térmica diária pode ultrapassar 20 °C.
Em Campo Grande, a mínima prevista varia de 14 °C a 22 °C e a máxima de 29 °C a 33 °C. Os ventos sopram dos quadrantes sul e leste, entre 30 km/h e 50 km/h, com possibilidade de rajadas acima desse valor.
Para o sul, cone-sul e Grande Dourados, a previsão indica mínimas entre 9 °C e 11 °C e máximas de 32 °C a 34 °C. No sudoeste e Pantanal, as mínimas ficam entre 12 °C e 13 °C, com máximas de até 36 °C. No bolsão, leste e norte, as mínimas variam de 11 °C a 15 °C, com calor de até 36 °C.

Foto de capa: Paulo Pinto/Agência Brasil