Mato Grosso do Sul deve enfrentar dias ensolarados e com baixa umidade entre esta sexta-feira (11) e a próxima segunda (14), segundo a previsão do tempo. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), um sistema de alta pressão atmosférica atua sobre o Estado, o que inibe a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuvas.
A massa de ar seco contribui para variações bruscas de temperatura ao longo do dia. Em algumas regiões, a amplitude térmica, diferença entre mínima e máxima, pode ultrapassar os 20 °C.
Durante as tardes, a umidade relativa do ar deve cair para índices entre 15% e 30%, considerados de alerta pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Por isso, a recomendação é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e praticar atividades físicas nos horários mais amenos do dia.
As regiões sul, cone-sul e Grande Dourados devem registrar mínimas entre 12 °C e 15 °C, e máximas de até 28 °C. No sudoeste e no Pantanal, as manhãs começam com temperaturas entre 13 °C e 20 °C, e as tardes podem atingir os 32 °C.
Nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem variar entre 13 °C e 17 °C nas mínimas, com máximas entre 27 °C e 30 °C. Em Campo Grande, capital do Estado, a previsão aponta temperaturas entre 16 °C e 18 °C nas madrugadas e até 28 °C nas tardes.
Não há previsão de chuvas significativas para os próximos sete dias em nenhuma região de Mato Grosso do Sul.